2020 é o ano em que comemoraremos nosso 15º aniversário. Conseguimos contrariar as estatísticas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que apontam que no Brasil de cada 100 novos empreendimentos 95 desistem ou quebram até o seu 5º ano de vida. Felizmente mais do que sobrevivemos, estamos ainda mais dispostos a contribuir hoje e no futuro com a economia do turismo e de viagens em todos os seus segmentos.
CONSELHO EDITORIAL DO DT
Esse fato nos faz mudar as perspectivas para os próximos 15 anos: queremos ser o melhor (não o maior – isso não nos interessa) jornal de turismo já a partir de 2022.
Para isso estendemos e ampliamos nosso relacionamento editorial com fontes fidedignas, confiáveis que atuam no mercado do turismo e das viagens. Somados aos nossos articulistas com longo tempo de casa (Marcelo Vianna – Direito e Turismo; Eduardo Mielke – Política e Gestão de Turismo; Andrea Nakane – Gentileza e Hospitalidade); convidamos experts para nosso conselho editorial na área de Tecnologia (Paulo Kendzerski), Gestão de Riscos e Crise (Otávio Novo); Indústria Criativa e Sustentabilidade (Luis Henrique Miranda), Espiritualidade e Turismo (Wanderley Mattos Jr); Turismo de Natureza (Patrícia de Campos); Turismo em Santa Catarina (Jeff Severino); Arte e Gastronomia (Mary Ellen Aquino); Crônicas de Viagens (Osvaldo Alvarenga); Nordeste (Nairson Barreto) e muitos outros que se somarão ao longo deste ano e dos próximos tornando nosso jornal ainda mais plural, intuitivo, democrático, rico, diversificado.
Soma-se a isso uma reforma total do nosso layout (a partir de fevereiro) , adaptando-o a uma linguagem mais moderna e exigida pelas novas gerações de leitores e consumidores.
Longe de sermos antropófagos de mercado, exclusivistas ou egocêntricos – quando propomos ser o melhor, queremos dizer que objetivamos ser um jornal crítico, pluralista e apartidário e colaborar no trato com a notícia. Propomos não ser rasos e fazer da notícia ou da fonte moeda de troca. Sabemos que um fato tem várias faces, seja ela empresarial, tecnológica, mercadológica, política, jurídica e obviamente não temos uma receita pronta para alcançar tudo; apostamos no bom jornalismo e em um mundo empresarial mais aberto que nos possibilite crescer.
Com conteúdo e forma em harmonia, daremos em 2020 especial atenção às nossas mídias sociais: twitter, facebook, instagran e whatsapp que funcionarão coordenadas para se comunicar com todos as tribos, cores e ritmos.
Abaixo, o nosso time de articulistas e colaboradores 2020:
*Marcelo é mestre em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Mestre (LL.M) em Law & Business pela Vanderbilt University Law School, Nashville, TN, USA. Advogado atuante no setor do turismo, sócio do escritório VIANNA & OLIVEIRA FRANCO ADVOGADOS (www.veof.com.br). É articulista e colaborador do DT desde agosto de 2015.
EDUARDO MIELKE – POLÍTICA E GESTÃO DO TURISMO
Eduardo é doutor em Turismo pela Universidade de Málaga (Esp) e especializou-se em Política e Gestão do Turismo para Municípios se tornando referência no assunto. Atualmente trabalha para o Governo Saudita na Universidade do Rei Abdulaziz onde gerencia o escritório de pesquisa aplicada e negócios turísticos. Escreve para o DIÁRIO DO TURISMO desde 2018 e em seu blog www.politicadeturismo.blog.
PATRÍCIA DE CAMPOS – TURISMO DE NATUREZA
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
MARY ELLEN AQUINO – ARTE, GASTRONOMIA E TURISMO
Mary é bacharel em Artes Cênicas pelo centro Universitário Barão de Mauá; atriz e produtora tem uma percepção gustativa refinada. Cresceu em um ambiente familiar predominantemente feminino, primeiramente com a mãe, chefe de cozinha, depois com as tias e a madrasta, que a inspiraram e a apuraram para a arte de analisar pratos e degustar as manifestações da arte. Mary Ellen é autora das seguintes peças teatrais: “O Ruído das Teresas”, ‘A Agulha que fere” e da biografia “Sinatra – O homem que sabia amar”. Responde pela coluna Ronda dos Sabores do DT.
ANDRÉA NAKANE – GENTILEZA E HOSPITALIDADE EM EVENTOS
Andréa Nakane é profissional da área de Eventos e Hospitalidade há cerca de 28 anos. Explora com sutilezas acadêmicas e humanas os detalhes que fazem a diferença mercadológica entre simplesmente ser algo mecânico e ser algo repleto de peculiaridades que vão muito além da razão, pois envolve emoções. É diretora da empresa de eventos Mestres da Hospitalidade. Escreve para o DIÁRIO desde 2010.
BAYARD BOITEUX – RIO DE JANEIRO
Bayard Boiteux é professor universitário, escritor e pesquisador. Atua em turismo há 35 anos. Consultor nas áreas de marketing, capacitação e políticas públicas, conhece 213 países. Possui um canal de Turismo no YouTube com mais de 100 vídeos e um blog de viagens. Adora fotografar e tem um acervo de 25 mil fotos. Atualmente é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, superintendente executivo do Instituto Preservale e preside o Portal Consultoria em Turismo – www.bayardboiteux.com.br . É articulista do DIÁRIO desde 2009.
JEFFERSON SEVERINO – TURISMO EM SANTA CATARINA
Jeff Severino é jornalista formado pela – UNISUL – Campus Pedra Branca – SC. Especialista em turismo/gastronomia/hotelaria/destinos turísticos. Eterno viajante. Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC. Articulista/colunista/editor/redator/fotógrafo de jornais e revistas e sites nacionais e internacionais.
OTÁVIO NOVO – GESTÃO DE RISCOS E CRISES
Otávio é advogado, profissional de Gestão de Riscos e Crises, atuando, desde o ano 2000, em empresas líderes nos setores de serviços, educação e hospitalidade. Durante 6 anos foi responsável pelo Departamento de Segurança e Riscos da Accor Hotels na América Latina. Atualmente é consultor, membro da comissão de Direito do Turismo e Hospitalidade da OAB/SP 17/18, professor e desenvolvedor de materiais acadêmicos e facilitador na formação de profissionais e na organização de empresas do setor do turismo e hospitalidade. Coautor do livro “Gestão de Qualidade e de crises em negócios do turismo” – Ed. Senac. É criador e responsável pelo projeto Novo8 – www.novo8.com.br
LUIZ HENRIQUE – INDÚSTRIA CRIATIVA E SUSTENTABILIDADE
Luiz Henrique Nascimento de Arruda e Miranda cursou Ciências Sociais, pela PUC-SP e Comunicação Social, pela Anhembi-Morumbi. Participou de seminários internacionais conduzidos por John Kenneth Galbraith; Peter Drucker, Stan Rapp, Al Ries, Igor Ansoff, Theodore Levitt, Philip Kotler, Tom Peters, entre outros expoentes das áreas de Administração e Marketing. Diretor Geral da Agência Amigo – Comunicação e gestor do Press Club, pioneiro sistema digital de relacionamento jornalístico. Atua como consultor jornalista em defesa da indústria criativa como vetor de transformação e desenvolvimento sustentável.
AMADEU CASTANHO – TURISMO RELIGIOSO
Amadeu é jornalista, trabalhou em publicações de renome no Brasil e no Exterior e se especializou na cobertura de nichos do mercado de turismo, como o religioso, o de luxo, o de incentivo e o corporativo. Edita a revista eletrônica Viagens de Fé (www.viagensdefe.com.br), única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações. Amadeu é diretor da Keris Comunicação Editorial, especializada em publicações eletrônicas segmentadas e geração de conteúdo. Tem cursos de especialização em Hotelaria, Marketing e Publicidade, entre outros, tendo atuado como profissional e como consultor nessas três áreas. É palestrante em sua especialidade, turismo religioso.
OSVALDO ALVARENGA – CRÔNICAS DE VIAGEM
*Osvaldo reside em Lisboa e escreve para os blogs: Flerte, sobre lugares e pessoas e Se conselho fosse bom…, sobre vida corporativa e carreira. Atuou por 25 anos no mercado de informações para marketing e risco de crédito, tendo sido presidente, diretor comercial e diretor de operações da Equifax do Brasil. Foi empresário, sócio das empresas mapaBRASIL, Braspop Corretora e Motirô e co-realizador do DMC Latam – Data Management Conference. Foi diretor da DAMA do Brasil e do Instituto Brasileiro de Database Marketing – IDBM e conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD, dos Doutores da Alegria e, na Fecomercio SP, membro do Conselho de Criatividade e Inovação.
NAIRSON BARRETO – NORDESTE
Nairson Barreto Socorro é jornalista, graduado em Turismo e História pela Universidade Tiradentes – UNIT, e pós-graduado em Turismo e em Cultura Popular pela Faculdade de Sergipe – FASE, diretor da Rádio Boas Novas Aracaju e editor da revista Viaje Sergipe. Responde pela coluna NORDESTE.
EDUARDO ANDREASSI – FOTO DA EDIÇÃO
Eduardo Andreassi é jornalista e fotógrafo. Formado pela UNIP, reside e trabalha no Brasil e Itália, trabalhando em parceria com a Toscana Promozione Turística.
Possui várias publicações em mídias idôneas, como Catraca Livre, Webventure , IG, G1, Portal Terra, Folha, Estadão entre outras e fotografias selecionadas pela Revista National Geographic e Viaje Aqui, da Editora Abril. É também assessor de imprensa.
Paulo Kendzerski é presidente do Instituto da Transformação Digital, membro do Enterprise Europe Network e diretor presidente da agência WBI ON LIFE, desde 2000. Especialista em Planejamento Estratégico Digital, atual há 30 anos no ambiente corporativo. É premiado na Campanha Destaque Google 2015 e autor do livro “Web Marketing e Comunicação Digital“ (2 edições – 2005 e 2009) e co-autor dos livros “Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação e “Gigante de Vendas”.