(Edição do DIÁRIO com agências)
A capital holandesa reserva para as próximas semanas eventos que reforçam sua atmosfera cultural e sua potência no cenário mundial da música eletrônica e ainda esportes e bem-estar. Confira os principais:
Van Gogh – até 25 de setembro
Veja também as mais lidas do DT
Nova exposição no museu Van Gogh destrincha os últimos 18 anos da vida do artista com pinturas e desenhos que contam a história de sua batalha contra sua doença.
O destaque é uma carta recém descoberta que mostra com desenhos o episódio do corte de parte de sua orelha. O período em que Van Gogh esteve em uma instituição psiquiátrica, detalhados em cartas originais e arquivos, e seu suicídio também fazem parte da exposição. Mais informações aqui.
Rembrandt no Rijksmuseum – até 2 de outubro
No começo do ano duas pinturas de Rembrandt foram compradas em conjunto por Holanda e França, depois de quase quatro séculos em posse de colecionadores. Os retratos de Marten Soolsmans e Oopjen Coppit no dia do casamento do casal, pintados por Rembrandt quando ele tinha apenas 28 anos, se destacam por terem mais de dois metros de altura, incomum entre as obras do artista. Depois do período de exibição as obras passarão por um processo de restauração no próprio museu. Outras informações aqui.
Van Gogh: Matisse, Kirchner e Kandinsky
Van Gogh inspirou muitos artistas renomados de gerações seguintes, fauvistas e impressionistas, que na busca de tornar suas artes mais provocativas se guiaram pelas cores fortes e nas pinceladas de emoção. A qualidade pessoal do trabalho do artista holandês reforçou o desejo de Henri Matisse, Ernst Kirchner e Wassily Kandinsky em expressar seus sentimentos mais profundos e ir em busca de seus próprios estilos em termos de forma e cor. A exposição é composta por 14 obras da coleção de Merzbachere e está aberta até 27 de novembro. Veja detalhes aqui.
Maratona de Amsterdã – 16 de outubro
A Maratona de Amsterdã reúne milhares de participantes, entre amadores e profissionais. Os corredores começam e terminam o percurso de 42 km no Estádio Olímpico. Pelo caminho, os estandes ficam cheios de espectadores incentivando e contribuindo para uma experiência inesquecível.
O trajeto passa por locais como o Amstel Hotel e o Tropenmuseum (Museu dos Trópicos), ícones da cidade como o Vondelpark, a Leidseplein e segue o curso do rio Amstel, com seus moinhos de vento. Outra característica especial do percurso é a passagem sob o Rijksmuseum.
Amsterdam Dance Event – de 19 a 23 de outubro
Durante cinco dias seguidos a capital holandesa reúne os melhores DJs no Amsterdã Dance Event (ADE). Maior festival do gênero do mundo, engloba cerca de 300 eventos com 2 mil DJs em ação nas melhores casas noturnas da cidade, incluindo a Melkweg, a Arena Amsterdam, o Heineken Music Hall e o RAI Amsterdam.
Outra atração no line up é o anúncio do Top 100 da DJ MAG, eleição dos melhores DJs do mundo, eleitos pelo público, que ocorreu pela primeira vez em 1995. Cerca de 350 mil pessoas votam nos seus favoritos a cada ano. Entre os vencedores em anos anteriores, nomes como Tiësto, Armin van Buuren, David Guetta e Hardwell.
A KLM, por meio de sua revista digital iFly, sorteará uma viagem para o evento. Para participar, basta se inscrever nesse link até o dia 28 de setembro.
Festival de Cerveja PINT Bokbierfestival – de 28 a 30 de outubro
Outubro é o mês que Amsterdã recebe o maior Festival de Cervejas da Holanda, o PINT Bokbierfestival. A celebração começou em uma pequena cafeteria em 1978 e hoje atrai em torno de 12 mil visitantes por edição. O festival vai ser realizado no Beurs van Berlage, edifício histórico no centro da cidade durante três dias. Entusiastas da bebida vão poder experimentar cerca de 50 tipos de cerveja e aproveitar as bandas ao vivo que tornam o ambiente ainda mais festivo.