Com capacidade para 210 pessoas, navio é a aposta da empresa para a temporada 2018 com nova tecnologia a bordo e proposta de ampliar a experiência de navegação e excursões em terra para os passageiros
REDAÇÃO DO DT –
O Ventus Australis – que chega para navegar nas águas geladas da Patagônia Chilena e Argentina inicia partidas dia 2 de janeiro e começa a ser vendido aos brasileiros num programa que une experiência de viagens de luxo e de expedição, formato que cai no gosto do viajante nacional de forma crescente. João Araújo, executivo da empresa de representação que leva seu nome e que promove a marca para o trade no País, apresentou o produto na noite de ontem aos operadores turísticos, na capital paulista. “Estamos lançando um navio completamente all inclusive tanto na navegação como nas excursões em terra ao gosto do turista que parte do Brasil em busca de contemplação da natureza, num programa que une luxo e a experiência de uma viagem de expedição”, anunciou Araújo.
As vendas do Ventus Australis já começaram e está em curso a promoção Early Premium – válida do dia 1º de agosto até 30 de setembro. Ela se estende a todos os tipos de cabine e prevê desconto de até 10% para saídas entre janeiro e março. As cabines mais simples custam a partir de US$ 1.440, sempre por 4 noites de navegação pelos fiordes da Terra do Fogo, no extremo da Argentina e desembarque no Cabo Horn. Araújo explica que o cliente tem buscado o produto Ventus atraído pela promoção e acabam adquirindo as opções de acomodação mais premium da embarcação”. O navio agora lançado também inclui na sua viagem de expedição o Glaciar Condor.
Apoiado em forte apelo em favor da sustentabilidade o Ventus, assim como o navio irmão Stella Australis, contemplam os cuidados com a natureza local para que permaneça imaculada. “Os nossos guias têm formação em biologia, glaciologia e geologia entre outras e as palestras à bordo exaltam a preocupação com área preservada da Patagônia”, assinala Araújo, que informa que até as garrafas pets foram abolidas dos navios substituídas por squeeze para transportar a água a ser consumida individualmente nas dependências dos navios.
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Entre os itens para a motivação do passageiro do Brasil, conforme o executivo, estão viagens em família, viagens de incentivo e eventos sociais como casamento sobre as águas tendo como cenário as geleiras da região que margeiam o percurso feito pelo navio. A Australis, empresa criada a um quarto de século, tem seus navios – que tem exclusividade de navegação na Patagônia na temporada que classicamente se estende de setembro a abril, assinalados no topo da lista da Travel + Leisure, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor Small Ship da América do Sul.
Entre as curiosidades sobre as águas geladas está o fato do Ventus não possuir wi-fi disponível para o passageiro, nem aparelhos de tv e qualquer tipo de entretenimento como cassino, por exemplo, típico de navios de grande porte. “O objetivo é que o viajante faça uma comunhão com a natureza e possa contar com momentos de relaxamento, introspecção e interação com familiares e amigos”, relaciona Araújo, ao adiantar que a meta é abarcar novas fatias desse formato de viagem, do qual a Australis detém cerca de 10% do market share no Brasil.
Visão dos operadores
Para Eduardo Barbosa, sócio diretor da Flot operadora, que vende cruzeiros fluviais incluindo a Patagônia, a proposta da Australis é sempre de renovação. Na sua opinião, “além do valor do produto pela qualidade intrínseca e da força empreendedora para lançar novidades no mercado, o cenário operado é único”. Para o operador os navios da companhia são a melhor forma de conhecer a Terra do Fogo, o Canal de Beagle e as Geleiras de Magalhães e contemplam o que o viajante brasileiro busca cada vez mais: roteiros de expedição.
Martha Koszutski, diretora da Pier 1, operadora especializada em cruzeiros de alto luxo, destaca sobretudo a qualidade das excursões terrestres oferecidas no programa da Australis. Outro atrativo assinalado por ela é o aconchego e o bom gosto das cabines presente no produto da companhia de cruzeiros.