Viagens Corporativas Crescem em 2014 e tem Projeção Positiva para 2015

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Por Andrea Nakane, do Lacte

O ano de 2014 foi  atípico para muitos setores econômicos no Brasil, com retrações e quedas de receitas. Porém para o segmento de viagens corporativas, o ano passado apresentou um aumento de receita na ordem de 9,20%, totalizando R$ 40,17 bi em comparação com os R$36,78 bi aferidos em 2013.

Estes dados foram apresentados nesta segunda-feira (23) na abertura da 10º edição do Latin American Corporate Travel Experience ( LACTE) , no Grand Hyatt, em São Paulo e fazem parte do estudo intitulado IEVC ( Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas), coordenado pela ALAGEV ( Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas) e pelo Senac, com apoio da ABRACORP ( Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) e da CNC ( Confederação Nacional do Comércio)

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A pesquisa foi realizada nas 1100 maiores empresas atuando no Brasil e representa no mercado brasileiro o único índice que retrata a relevância do segmento, que gerou no ano passado cerca de 752 mil empregos diretos e indiretos, representando 24,02% do total de postos de trabalho do setor de viagens e turismo nacional.

Para 2015, Eduardo Murad, atual presidente da Associação, acredita que o cenário que se vislumbra será focado na inteligência e estratégias fomentadoras de melhores compras das  viagens corporativas, possibilitando savings e otimizando a performance não só financeira, mas também da excelência do processo. E nesse caso a tecnologia terá papel fundamental no gerenciamento de todo o ciclo.

Nesse patamar analisado, o ano de 2015 tem como projeção um crescimento na ordem de 8,15%, abaixo dos últimos dois anos, mas ainda com vigor e expressividade.

A cautela existe, mas mesmo assim o setor continuará demonstrando sua força e punjança, tanto que no próprio evento – que é considerado o maior encontro da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina  – foi também lançado, pelo Ministério do Turismo, uma cartilha de reconhecimento dessa segmentação, o que possibilitará futuramente novas alianças e estudos mais dirigidos.

O próprio Ministro do Turismi, Vinicius Lages, em rápida passagem por São Paulo, fez questão de prestigiar o lançamento e o almoço de abertura do evento, dando o verdadeiro tom de valorização que passa o setor nesse atual momento.

 

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