Victor Donmez, Diretor da Meliá Hotels para a América Latina faz balanço de 2024

Continua depois da publicidade

Victor Donmez, Diretor da Meliá Hotels International para a América Latina, atendeu o DIÁRIO DO TURISMO e apresentou um panorama detalhado sobre o desempenho da rede em 2024. Entre os temas abordados estão os resultados obtidos na América do Sul, as implantações tecnológicas em seus canais, estratégias de expansão e inovação, além do impacto das iniciativas de sustentabilidade nos negócios. Donmez também destacou o papel das marcas premium da Meliá, as ações que fortalecem a experiência do cliente e os planos estratégicos para 2025.

por Paulo Atzingen*

DIÁRIO – Como foi o desempenho geral da ocupação e do RevPAR em 2024 no Brasil e/ou América do Sul, considerando o mix entre hotéis de lazer e urbanos da rede?

Veja também as mais lidas do DT

Em 2024 a Meliá teve um desempenho positivo, com um aumento de 28,3% no resultado líquido da companhia em nível global. A Receita Líquida por Quarto Disponível (RevPAR), considerando a América do Sul, cresceu 3%, e a ocupação também apresentou um aumento de 6% em comparação com 2023. Mantemos perspectivas positivas, que seguem a tendência global de normalização do ritmo de crescimento.

DIÁRIO Quais regiões ou marcas do portfólio da Meliá tiveram um desempenho excepcional em termos de faturamento e lucro líquido em 2024?

A região da Espanha registrou o melhor desempenho, com destaque para os mercados britânico e espanhol. No total, a companhia superou os resultados positivos do terceiro trimestre de 2023. A recuperação do segmento corporativo e MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions) foi confirmada, com um crescimento acumulado das vendas superior a 23% nos primeiros nove meses de 2023, e previsões ainda mais otimistas para 2025.

DIÁRIO Houve uma recuperação completa em mercados ainda impactados por desafios pós-pandemia ou econômicos?

Na região da América Latina, observamos uma recuperação completa em todos os mercados. Para 2024, projetamos um crescimento global de 25% na receita em comparação com 2019. Nos segmentos de grupos e corporativo, que foram os mais afetados pela pandemia, registramos uma recuperação de 18% na ocupação e uma receita aproximada de 39 milhões.

DIÁRIO Como a integração das diferentes marcas da Meliá tem auxiliado no posicionamento global e na diversificação do público-alvo? Alguma marca em particular destacou-se em termos de crescimento?

Atualmente, contamos com um portfólio operacional de 357 hotéis, além de 71 hotéis em processo de incorporação. A Meliá Hotels International tem apostado fortemente nos segmentos mais rentáveis e resilientes, com suas marcas premium e luxo, que representam 66,8% dos quartos atuais e 70,1% do pipeline de novos empreendimentos, contribuindo com 86% da receita operacional.

Destaca-se, o excelente desempenho das apostas recentes, como a criação da marca The Meliá Collection. Esse projeto de sucesso reúne hotéis singulares nos melhores destinos do planeta e já conta com 11 hotéis em operação, em locais de destaque como Tanzânia, Toscana, Canárias, Madrid, Paris e Dubai. Outras 10 aberturas estão previstas em destinos como China, Milão, Malta, Albânia, Espanha e Cuba. A parceria com Rafael Nadal com a criação da marca ZEL também tem mostrado forte apelo e penetração, principalmente nos mercados norte-americanos, com o hotel Zel Punta Cana, no Caribe.

DIÁRIO – Como a posição da Meliá como empresa sustentável impactou a performance dos negócios em 2024? Houve retorno financeiro ou de reputação mensurável por essas iniciativas?
Dentre as iniciativas voltadas para a sustentabilidade, a ampliação da migração para o mercado livre de energia foi a de maior retorno financeiro. Em 2024, essa mudança representou ganhos significativos no consumo de energia elétrica dos hotéis, com reduções de até 31% em alguns empreendimentos. 
Essas iniciativas não só geraram economia, como também fortaleceram a imagem da Meliá como uma marca comprometida com a sustentabilidade.

DIÁRIO – Quais novos programas ou ações de sustentabilidade foram implementados em 2024, e como eles contribuíram para a fidelização de clientes ou atração de novos públicos?

A Meliá foi reconhecida globalmente como a empresa mais sustentável do setor turístico pela revista TIME e Statista, além de ser considerada a empresa turística que gera mais confiança, segundo o ranking da Newsweek e Statista.

Neste ano, adquirimos certificados internacionais de energia renovável (I-RECs), atendendo a padrões como LEED, RE100, GHG Protocol, CDP e ISE B3. Com isso, garantimos que 100% da eletricidade utilizada nos hotéis seja proveniente de fontes renováveis. Essas ações são fundamentais para a fidelização de clientes cada vez mais conscientes da necessidade de cuidados com o meio ambiente.

Além disso, o grupo renovou e ampliou a Certificação “Top Employer” nos 10 países onde concentra 77% de sua equipe global, posicionando-se entre as melhores empresas para trabalhar na Europa e na América.

Victor Donmez
Em 2024, diversas soluções digitais foram implementadas, transformando a interação dos hóspedes com nossos serviços e promovendo práticas mais sustentáveis (Crédito: Meliá International)

DIÁRIO – Quais inovações tecnológicas se destacaram em 2024? Como a Meliá utilizou ferramentas digitais, como inteligência artificial ou aplicativos personalizados, para melhorar a experiência do cliente e otimizar operações?

Em 2024, diversas soluções digitais foram implementadas, transformando a interação dos hóspedes com nossos serviços e promovendo práticas mais sustentáveis. Entre elas destaco o Digital Menu & Self-ordering; o Check-in Digital; o MHI Paperless e o Wi-Fi Inteligente.

Além disso, a Meliá reforçou seu compromisso com a proteção de dados pessoais dos hóspedes, aprimorando as políticas de segurança da informação, o que fortalece a confiança na marca.

DIÁRIO – O uso de plataformas próprias versus canais de OTAs evoluiu em 2024? Houve mudanças na estratégia de distribuição?

No setor de hospitalidade, a interação com o cliente é a essência da experiência. A capacidade de criar conexões genuínas é um dos diferenciais entre um cliente fiel e outro que procura alternativas. Portanto, nosso objetivo é manter um equilíbrio saudável, sem penalizar nenhum canal. A intenção é otimizar a distribuição para maximizar a receita, minimizando os custos.

No terceiro trimestre de 2024, o site Melia.com canalizou mais de 49% da venda centralizada globalmente, sem que isso significasse uma queda nas vendas por meio das OTAs. Nosso foco é sempre liderar a conversa com o cliente e, ao mesmo tempo, potencializar todos os canais de distribuição.

DIÁRIO – Olhando para o futuro, quais são as principais prioridades estratégicas da Meliá para 2025, especialmente em inovação, expansão e sustentabilidade

Para os próximos anos, pretendemos continuar avançando com iniciativas de sustentabilidade, operando de maneira mais eficiente e ambientalmente responsável. Nosso foco será reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3, além de ampliar nossa presença global com novos investimentos em inovação e expansão.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Hora do Planeta 2024: Meliá Hotels participa de ação sustentável

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade