sexta-feira, abril 4, 2025
HomePolíticas de turismoViña del Mar recebe nova edição do festival de...

Viña del Mar recebe nova edição do festival de música mais importante da América hispânica

Conhecida como “Cidade Jardim” devido à quantidade de árvores e jardins que compõem a vista (além do Jardim Botânico Nacional e o famoso Reloj de flores), Vinã del Mar é uma das principais cidades turísticas do Cone Sul. Fundada em 1878, um terremoto em 1906 na vizinha e portuária Valparaíso fez com que o crescimento da cidade começasse com força total – de toda forma, tudo de maneira extensamente planejada.

Como o clima em Viña é um dos mais agradáveis no sul do continente, a região naturalmente se tornou um balneário e um dos destinos turísticos preferidos de chilenos, argentinos e também de brasileiros. No verão, as temperaturas ficam entre 10°C e 22°C – mas em dias mais ensolarados bate 30°C, tudo isso com um vento agradável vindo do mar. Com toda essa infraestrutura e planejamento, a cidade se tornou um polo turístico com diversos eventos ao longo do ano – sobretudo no verão, obviamente. Dentre os destaques, uma das etapas do circuito latino-americano de poker (LAPT) – cujo único título brasileiro veio em 2011, leia mais aqui no blog da PokerStars – a qual ocorre anualmente em março. E, também, geralmente em setembro ou outubro o Festival Internacional de Cine de Viña del Mar – festival de cinema que ocorre desde a década de 1960 e um dos mais importantes do continente, leia mais no site oficial.

De toda forma, o principal evento da cidade é o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar. Realizado anualmente desde 1960, o festival foi iniciativa do Departamento de Turismo da cidade, recebendo atenção de massa a partir do momento que começou a ser televisionado em 1972. Em 1978, com a transmissão em cores, tornou-se um evento marco da cultura da América Latina – especialmente dos países de cultura hispânica. O evento ocorre geralmente ao fim do verão; Neste ano, acontecerá em fevereiro para novamente premiar e aplaudir os principais artistas populares do Chile e do continente como um todo – mas também de outras culturas e idiomas, como é o caso de Eros Ramazzoti.

Parrilla_fest_Viña16 72 dpi

Clássicos, populares e muita música latina marcam programação de 2016

O Festival de 2016 começa na segunda, 22 de fevereiro, com a presença de dois artistas latinos com canções bastante românticas – Marco Antonio Solís e Ricardo Montaner. Na terça, ocorre à presença de um dos mais renomados cantores italianos, Eros Ramazzotti – cuja música de maior sucesso aqui no Brasil foi Cose Della Vita, que também chegou a ter versão em espanhol. Ramazzotti também tem um estilo romântico, mas a presença de instrumentos como guitarra e bateria faz com que sua música tenha também um caráter popular.

Festival_Vina_del_Mar_2_02_16

Na quarta-feira, terceiro dia de festival, dois nomes renomados do cenário da América Latina agitam a noite do festival. O espanhol Alejandro Sanz – foto acima, conhecido no Brasil pelo sucesso “Corazón Partio”, de 1998 – estará no palco bem como um dos mais populares artistas chilenos, Luis Jara. O quarto dia de festival é marcado pelos clássicos – Lionel Richie, com seu soul que marcou época nos anos 1980 e Rick Astley (outro artista clássico da época, que você provavelmente deve lembrar do vídeo de “Never Gonna Give You Up” no YouTube) .

A sexta é extremamente eclética: começa com Pablo Alborán e seu romantismo, mas também tem a diversão com Los Locos del Humor e o reggaetón de Nicky Jam. Falando no estilo, é ele que também está presente no sábado com Don Omar (que no Brasil ficou conhecido por uma das versões de “Danza Kuduro”).

O Festival Internacional da Canção de Viña del Mar é um dos principais eventos da América Latina. Ele começou nos mesmos moldes de tantos outros que tínhamos no Brasil na década de 1960 – mas diferentemente destes, se tornou figura carimbada no cenário musical, acontecendo anualmente até hoje. Mais do que tudo – como podemos ver na programação – o festival soube se reinventar ao longo dos anos, tendo a presença de artistas locais, clássicos, internacionais e de todos os gêneros que agradam o público latino. Caso você tenha ficado interessado, pode conferir no site oficial mais informações sobre o festival (em espanhol).

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque