Viña del Mar recebe nova edição do festival de música mais importante da América hispânica

Continua depois da publicidade

Conhecida como “Cidade Jardim” devido à quantidade de árvores e jardins que compõem a vista (além do Jardim Botânico Nacional e o famoso Reloj de flores), Vinã del Mar é uma das principais cidades turísticas do Cone Sul. Fundada em 1878, um terremoto em 1906 na vizinha e portuária Valparaíso fez com que o crescimento da cidade começasse com força total – de toda forma, tudo de maneira extensamente planejada.

Como o clima em Viña é um dos mais agradáveis no sul do continente, a região naturalmente se tornou um balneário e um dos destinos turísticos preferidos de chilenos, argentinos e também de brasileiros. No verão, as temperaturas ficam entre 10°C e 22°C – mas em dias mais ensolarados bate 30°C, tudo isso com um vento agradável vindo do mar. Com toda essa infraestrutura e planejamento, a cidade se tornou um polo turístico com diversos eventos ao longo do ano – sobretudo no verão, obviamente. Dentre os destaques, uma das etapas do circuito latino-americano de poker (LAPT) – cujo único título brasileiro veio em 2011, leia mais aqui no blog da PokerStars – a qual ocorre anualmente em março. E, também, geralmente em setembro ou outubro o Festival Internacional de Cine de Viña del Mar – festival de cinema que ocorre desde a década de 1960 e um dos mais importantes do continente, leia mais no site oficial.

De toda forma, o principal evento da cidade é o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar. Realizado anualmente desde 1960, o festival foi iniciativa do Departamento de Turismo da cidade, recebendo atenção de massa a partir do momento que começou a ser televisionado em 1972. Em 1978, com a transmissão em cores, tornou-se um evento marco da cultura da América Latina – especialmente dos países de cultura hispânica. O evento ocorre geralmente ao fim do verão; Neste ano, acontecerá em fevereiro para novamente premiar e aplaudir os principais artistas populares do Chile e do continente como um todo – mas também de outras culturas e idiomas, como é o caso de Eros Ramazzoti.

Veja também as mais lidas do DT

Parrilla_fest_Viña16 72 dpi

Clássicos, populares e muita música latina marcam programação de 2016

O Festival de 2016 começa na segunda, 22 de fevereiro, com a presença de dois artistas latinos com canções bastante românticas – Marco Antonio Solís e Ricardo Montaner. Na terça, ocorre à presença de um dos mais renomados cantores italianos, Eros Ramazzotti – cuja música de maior sucesso aqui no Brasil foi Cose Della Vita, que também chegou a ter versão em espanhol. Ramazzotti também tem um estilo romântico, mas a presença de instrumentos como guitarra e bateria faz com que sua música tenha também um caráter popular.

Festival_Vina_del_Mar_2_02_16

Na quarta-feira, terceiro dia de festival, dois nomes renomados do cenário da América Latina agitam a noite do festival. O espanhol Alejandro Sanz – foto acima, conhecido no Brasil pelo sucesso “Corazón Partio”, de 1998 – estará no palco bem como um dos mais populares artistas chilenos, Luis Jara. O quarto dia de festival é marcado pelos clássicos – Lionel Richie, com seu soul que marcou época nos anos 1980 e Rick Astley (outro artista clássico da época, que você provavelmente deve lembrar do vídeo de “Never Gonna Give You Up” no YouTube) .

A sexta é extremamente eclética: começa com Pablo Alborán e seu romantismo, mas também tem a diversão com Los Locos del Humor e o reggaetón de Nicky Jam. Falando no estilo, é ele que também está presente no sábado com Don Omar (que no Brasil ficou conhecido por uma das versões de “Danza Kuduro”).

O Festival Internacional da Canção de Viña del Mar é um dos principais eventos da América Latina. Ele começou nos mesmos moldes de tantos outros que tínhamos no Brasil na década de 1960 – mas diferentemente destes, se tornou figura carimbada no cenário musical, acontecendo anualmente até hoje. Mais do que tudo – como podemos ver na programação – o festival soube se reinventar ao longo dos anos, tendo a presença de artistas locais, clássicos, internacionais e de todos os gêneros que agradam o público latino. Caso você tenha ficado interessado, pode conferir no site oficial mais informações sobre o festival (em espanhol).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade