quarta-feira, maio 21, 2025
InícioBlog do DiárioVirada Sustentável São Paulo 2024: Festival debate sustentabilidade com...

Virada Sustentável São Paulo 2024: Festival debate sustentabilidade com arte e reflexão

A 14ª edição da Virada Sustentável acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro, em diversas regiões da capital paulista. O maior festival de sustentabilidade da América Latina, realizado em parceria com a ONU Brasil, busca engajar a população em questões como mudanças climáticas, consumo consciente, preservação da biodiversidade, mobilidade urbana, inclusão social e justiça climática.

REDAÇíO DO DIÁRIO com assessorias de imprensa

A programação inclui intervenções artísticas em locais estratégicos, como estações do Metrô e CPTM, feiras, ruas e parques. “Propomos um modelo de ‘acupuntura urbana’, com ações espalhadas pela cidade para alcançar públicos diversos e inspirar reflexões sobre sustentabilidade de maneira positiva e criativa”, afirma André Palhano, cofundador do evento.

Arte, cultura e engajamento

O festival articula três pilares: cultura, ação e conhecimento, com atividades como exposições, oficinas, seminários e apresentações culturais. Uma novidade deste ano é a instalação da Prainha da Paulista, montada no Parque Estadual Cândido Portinari, com areia e temática praiana.

Desde 9 de novembro, a mostra Amazônia das Crianças, com fotografias de Araquém Alcântara, está em exibição na Avenida Paulista, destacando a proteção dos direitos das crianças e da Amazônia. Além disso, obras de artistas como Pedro Vinicio e Mari Pini transformaram mobiliários urbanos e, no dia 29, as empenas da Paulista exibirão projeções artísticas.

Espaços como o Parque do Bixiga e o Parque Augusta recebem atividades como piqueniques e música ao vivo, enquanto o Minhocão, Casa das Rosas e Parque Ecológico Tietê promovem sessões de cinema ao ar livre, com filmes como WALL-E e Avatar.

Virada Sustentável
Girassóis, de Eduardo Baum | Foto: Carolina Scabora

Fórum e iniciativas especiais

No dia 29, o Fórum Virada Sustentável reúne Pavan Sukhdev, economista renomado e defensor da economia verde, para palestra no Teatro B32. A programação ainda inclui experiências imersivas sobre economia circular e segurança alimentar, visitas guiadas a usinas de reciclagem e produções culturais periféricas.

Estações do Metrô contarão com pontos de coleta de lixo eletrônico até 30 de novembro, reforçando a conexão entre cultura e práticas ambientais. Instalações como Tsunami de Plástico, de Mundano, e Girassóis, de Eduardo Baum, completam o circuito artístico.

Conexão e bem-estar

Atividades de bem-estar, como a aula Yoga pelo Bem-Viver, na Avenida Paulista, no dia 1º de dezembro, destacam o equilíbrio entre corpo e mente como parte da sustentabilidade. A grande final do Slam das Minas SP, na Casa das Rosas, celebra a integração de cultura e engajamento social.

A programação completa está disponível no site oficial do festival.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque