Janeiro, tradicional mês de férias, também foi um marco para o programa Voa Brasil, criado em julho de 2024. Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, divulgados pela Agência Brasil 61, foram emitidas 5.308 passagens no período, um aumento de 15% em relação a agosto, primeiro mês completo após o lançamento da iniciativa.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Nos primeiros seis meses de funcionamento, o programa já contabiliza 28.500 bilhetes emitidos para 77 cidades diferentes, tanto como ponto de partida quanto de chegada. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, trata-se de uma ação social sem custo para os cofres públicos, que além de permitir reencontros entre aposentados e seus familiares, também reforça a inclusão no transporte aéreo.
“Já são mais de 30 mil aposentados participando. Vamos continuar expandindo o Voa Brasil ao longo de 2025, permitindo que mais brasileiros tenham acesso à aviação”, afirmou o ministro, segundo a Agência Brasil 61.
O que é o Voa Brasil?
Lançado em julho de 2024, o programa tem o objetivo de democratizar o transporte aéreo e impulsionar o turismo interno. Para isso, disponibiliza passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados do INSS, ocupando assentos que não foram vendidos nos voos comerciais, em parceria com as companhias aéreas.
Para aderir ao programa, o aposentado não pode ter viajado de avião nos últimos 12 meses.
Como se cadastrar no Voa Brasil
O cadastro é feito na plataforma Gov.br e exige que o usuário tenha um perfil de segurança ouro ou prata. Quem atende aos critérios do programa tem direito a duas passagens por ano. O processo para inscrição e compra dos bilhetes segue os seguintes passos:
- Acessar o site gov.br/voabrasil;
- Fazer login com a conta Gov.br;
- Informar os dados da viagem e buscar pelos bilhetes disponíveis;
- Escolher o voo, concluir a reserva e efetuar o pagamento diretamente no site da companhia aérea.
As passagens são sujeitas à disponibilidade de assentos informada pelas companhias e, uma vez reservadas, precisam ser compradas em até uma hora.
Principais destinos do programa
O Voa Brasil já atende 77 municípios brasileiros, incluindo capitais e cidades do interior. Conforme a Agência Brasil 61, as regiões Sudeste (44%) e Nordeste (40,5%) concentram a maioria das reservas. Entre as cidades mais visitadas estão:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Recife
- Fortaleza
- Brasília
- Salvador
O programa segue em expansão, permitindo que mais aposentados tenham a oportunidade de viajar de avião por preços acessíveis.
MAIS INFORMAÇÕES ACESSE VOA BRASIL