O Brasil é considerado um dos melhores locais do mundo para a prática de voo livre, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), Francisco Santos. O clima favorável, o grande número de pontos de decolagem e o fato de ter uma fábrica nacional de parapentes, também contribuem para que esta atividade cresça no país.
A cidade de Quixadá, no Ceará, teve sua rotina alterada pela prática recente de voo livre. A modalidade movimentou o turismo da cidade e novos hotéis foram construídos para atender ao aumento da demanda. Um deles é o Pedra dos Ventos Resort, que tem como público principal os turistas ligados à prática de voo livre. O hotel é sede do Cross Country – XCeará, competição tradicional que acontece há 19 anos e reúne os melhores pilotos do mundo.
Segundo estudo do Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), de 2010, cerca de 5,4 milhões de pessoas visitam o Brasil em busca de aventura e lazer ao ar livre. Ainda segundo esta pesquisa, o segmento movimenta a economia e pode chegar a oferecer até 18 mil vagas de empregos.
Veja também as mais lidas do DT
Brasília e Rio de Janeiro são cidades que já atraem turistas interessados na prática de asa-delta. Já as cidades de Águas da Prata (SP) e Governador Valadares (MG) recebem visitantes interessados em parapente. Todas elas sediam os principais eventos nacionais da modalidade.
Este ano, Brasília recebe a 39ª edição do Campeonato Brasileiro e Internacional de Voo Livre. O evento acontece entre os dias 3 e 9 de agosto e conta com 74 pilotos. A cidade é considerada um dos melhores locais para a prática da modalidade de asa-delta. A decolagem acontece diariamente a partir das 12h, no Vale do Paranã, em Formosa(GO), a cerca de 100km de Brasília, e o pouso na Esplanada dos Ministérios, por volta de 15h.
AV