De 5 a 7 de abril no Expo Center Norte, feira reúne mais de 550 expositores, espaços de negócios e ampla programação de conteúdo
POR ZAQUEU RODRIGUES
A WTM Latin America, uma das mais celebradas vitrines do turismo na América Latina, abriu as portas ao público nesta terça-feira 5 no Expo Center Norte, na zona norte paulistana. Repaginada, a edição também marca a retomada presencial da feira desde o início da pandemia de coronavírus no país.
Veja também as mais lidas do DT
Na breve cerimônia de abertura, o diretor da WTM 2022, Simon Mayle, agradeceu aos empresários, lideranças e profissionais do turismo e ressaltou que a magia está de volta, fazendo referência ao slogan desta edição. “Estou muito feliz em ver todos aqui”, sintetizou.
Ao DIÁRIO DO TURISMO, Simon Mayle explicou que esta edição representa um novo momento para o mercado de turismo. “Estamos retomando, mas melhores do que antes da pandemia”, destacou o diretor da feira, lembrando que esta edição abraça de vez grandes temas da sociedade, como diversidade e inclusão. “Valorizamos o turismo responsável”, disse.
Desta vez, autoridades, empresários, lideranças e profissionais do setor de turismo assistiram a uma cerimônia de abertura remodelada e focada na experiência. As tradicionais falas de autoridades cederam espaço aos relatos de uma convidada acostumada com travessias por tempestades, a velejadora Tamara Klink, brasileira mais jovem a atravessar sozinha o Oceano Atlântico.
Numa referência aos desafios encontrados pelo turismo em função da pandemia, Tamara disse: “muitas vezes me vi navegando em um mar que eu desconhecia e com muito medo. Mas segui em frente, focada no meu destino. Eu fiz muitas coisas que achei que não era capaz. Nesse percurso eu conheci o meu barco, conheci a mim mesma. Mas nunca estamos sozinhos”, ensinou a velejadora.
A navegadora e escritora lembrou que, às vezes, é preciso fazer uma viagem longa em uma embarcação precária. E encorajou: “temos que fazer o melhor que a gente pode com o que a gente tem no momento. Eu desejo a vocês, profissionais resilientes, bons ventos e boas travessias”, finalizou Tamara. Simon Mayle celebrou a participação de Tamara na abertura: “É uma pessoa inspiradora que enfrentou tantos medos, tantas tempestades”, sublinhou Mayle.
Diversidade
O diretor da WTM Latin América salientou que a diversidade, inclusão e responsabilidade são pilares centrais da feira. “Tivemos o caso George Floyd, que desencadeou o movimento Vidas Negras Importam”, citou Mayle, pontuando que uma das ações que expressa o novo momento do turismo é a publicação do Manifesto WTM pela diversidade e inclusão.
“Esta edição já superou as minhas expectativas. O mais importante agora é as pessoas fazerem bons negócios aqui. Já temos mais de 6 mil reuniões pré-agendadas”, comemorou Mayle.
A WTM 2022 reúne 550 expositores, entre destinos e produtos, representando mais de 40 países. De acordo com a organização, a edição deste ano conta com um aumento de 24% no número de agentes de viagens participantes. Como disse Mayle, a magia está de volta.