WTM Latin America 2022 defende turismo inclusivo e responsável

Continua depois da publicidade

De 5 a 7 de abril no Expo Center Norte, feira reúne mais de 550 expositores, espaços de negócios e ampla programação de conteúdo

POR  ZAQUEU RODRIGUES  

A WTM Latin America, uma das mais celebradas vitrines do turismo na América Latina, abriu as portas ao público nesta terça-feira 5 no Expo Center Norte, na zona norte paulistana. Repaginada, a edição também marca a retomada presencial da feira desde o início da pandemia de coronavírus no país.

Veja também as mais lidas do DT

Na breve cerimônia de abertura, o diretor da WTM 2022, Simon Mayle, agradeceu aos empresários, lideranças e profissionais do turismo e ressaltou que a magia está de volta, fazendo referência ao slogan desta edição. “Estou muito feliz em ver todos aqui”, sintetizou.

Simon Mayle explicou que esta edição representa um novo momento para o mercado de turismo

Ao DIÁRIO DO TURISMO, Simon Mayle explicou que esta edição representa um novo momento para o mercado de turismo. “Estamos retomando, mas melhores do que antes da pandemia”, destacou o diretor da feira, lembrando que esta edição abraça de vez grandes temas da sociedade, como diversidade e inclusão. “Valorizamos o turismo responsável”, disse.

Desta vez, autoridades, empresários, lideranças e profissionais do setor de turismo assistiram a uma cerimônia de abertura remodelada e focada na experiência. As tradicionais falas de autoridades cederam espaço aos relatos de uma convidada acostumada com travessias por tempestades, a velejadora Tamara Klink, brasileira mais jovem a atravessar sozinha o Oceano Atlântico.

Numa referência aos desafios encontrados pelo turismo em função da pandemia, Tamara disse: “muitas vezes me vi navegando em um mar que eu desconhecia e com muito medo. Mas segui em frente, focada no meu destino. Eu fiz muitas coisas que achei que não era capaz. Nesse percurso eu conheci o meu barco, conheci a mim mesma. Mas nunca estamos sozinhos”, ensinou a velejadora.

Tamara Klink, brasileira mais jovem a atravessar sozinha o Oceano Atlântico (Crédito: Geovana Fraga – DT)

A navegadora e escritora lembrou que, às vezes, é preciso fazer uma viagem longa em uma embarcação precária. E encorajou: “temos que fazer o melhor que a gente pode com o que a gente tem no momento. Eu desejo a vocês, profissionais resilientes, bons ventos e boas travessias”, finalizou Tamara. Simon Mayle celebrou a participação de Tamara na abertura: “É uma pessoa inspiradora que enfrentou tantos medos, tantas tempestades”, sublinhou Mayle.

Diversidade

O diretor da WTM Latin América salientou que a diversidade, inclusão e responsabilidade são pilares centrais da feira. “Tivemos o caso George Floyd, que desencadeou o movimento Vidas Negras Importam”, citou Mayle, pontuando que uma das ações que expressa o novo momento do turismo é a publicação do Manifesto WTM pela diversidade e inclusão.

“Esta edição já superou as minhas expectativas. O mais importante agora é as pessoas fazerem bons negócios aqui. Já temos mais de 6 mil reuniões pré-agendadas”, comemorou Mayle.

A WTM 2022 reúne 550 expositores, entre destinos e produtos, representando mais de 40 países. De acordo com a organização, a edição deste ano conta com um aumento de 24% no número de agentes de viagens participantes. Como disse Mayle, a magia está de volta.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade