“A WTM Latin America está se tornando cada vez mais um evento inteligente”, afirmou o diretor da feira Daniel Zanetti
POR ZAQUEU RODRIGUES
A WTM Latin America 2023, feira que comemora o 10° ano como referência para o turismo na América Latina, chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (5) após três dias de corredores lotados e uma ampla programação de conteúdo sobre os novos horizontes do turismo global. A edição deste ano aconteceu de 3 a 5 no Expo Center Norte, na zona norte paulistana, e marcou a estreia de Daniel Zanetti como seu novo diretor.
Em seu primeiro ano à frente da WTM Latin America, Daniel Zanetti faz um balanço muito positivo desta edição. “A WTM Latin America mostra o quão importante é este momento em que nós estamos vivendo. É um momento em que a gente sente mais confiança no ano que está começando, com quedas de restrições de viagens e as pessoas mais confortáveis de retomarem suas viagens”.
Veja também as mais lidas do DT
“A gente viu os números positivos que vieram no final do ano passado, e começou a se refletir em nosso credenciamento – nos registros de intenção de vir a feira. Isso resultou em um aumento significativo dos visitantes. Houve momentos que era até difícil passar pelos corredores”, disse Zanetti, pontuando a alta visitação.
A WTM Latin America 2023 contabilizou 15.994 visitantes únicos. De acordo com a organização da feira, isso representou um aumento de 36% no número de visitantes em comparação com a edição do ano passado. Neste ano foram 623 expositores – alcance considerado recorde da feira. “Estamos muitos contentes com os resultados”, comemorou Zanetti.
Na avaliação do diretor da WTM 2023, a qualificação e as conversas significativas deram o tom desta edição, como revelaram os feedbacks dos expositores e visitantes. “Isso é muito gratificante, pois a gente trabalha três dias no pavilhão e o resto do ano preparando tudo isso. É muito bom ver todos conseguindo pautas novas, conhecendo novos destinos e produtos”.
A gerente comercial da WTM Latin America, Bianca Pizzolito, destacou que outro aspecto importante desta edição foi o redesenho da planta da feira, que melhorou o fluxo de visitantes e o contato com expositores. “Neste ano a gente fez uma mudança na planta da feira. Neste ano a gente cresceu 8% em termos de espaço vendido, ou seja, estandes construídos, e colocamos a planta da feira em um formato mais retangular para que as pessoas andassem menos também. As pessoas estão voltando, os negócios estão voltando e o trade está muito feliz com esse movimento de renovação e retomada”.
Zanetti pontuou que a tecnologia foi uma das bases da feira. “A WTM está se tornando cada vez mais um evento inteligente. Isso significa que estamos implementando cada vez mais tecnologia, agregando inteligência por trás daquilo que vocês conseguem ver, permitindo com que as empresas consigam ver com quem estão falando, e recomendações de produtos de acordo com o perfil do visitante que faz o credenciamento em nosso site”.
Ele também destacou o papel da tecnologia para que a feira fosse vivenciada para além dos três dias presenciais. “Por meio dos agendamentos as pessoas já puderam fazer contatos antes mesmo de a feira começar. Tudo isso criou uma oportunidade muito legal para visitantes e expositores. Tivemos uma presença muito grande dos estados brasileiros e destinos internacionais. É muito bom ver que a gente cumpriu o que a gente planejou – trazer o mundo para a América Latina e levar a América Latina para o mundo”.
A WTM Latin America 2024 será realizada de 3 a 5 de abril no Expo Center Norte.