Evento acontece em abril de 2025 e traz inovações tecnológicas e foco em diversidade e sustentabilidade
Por Aline Andrade, repórter colaboradora do DIÁRIO
Na manhã desta sexta-feira (11), aconteceu a coletiva de imprensa da WTM Latin America 2025, que reuniu Bianca Pizzolitto, head da WTM Latin America e Jonathan Heastie, diretor de portfólio da Reed Exhibitions, para apresentar as novidades do evento que acontece entre 14 e 16 de abril de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema de 2025 será “Where Tech Meets Touch”, ressaltando a importância das conexões presenciais mediadas pela tecnologia.
Veja também as mais lidas do DT
“Estamos trabalhando para realizar um evento focado em Igualdade, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Tivemos algumas tendências que foram trazidas ano passado para esse ano de 2024 e esperamos que possamos seguir com estas tendências. Países como Espanha, Turquia e França estão se recuperando após a Covid-19 e estão 30% à frente, liderando o mercado do turismo”, afirma Jonathan Heastie, que está no Brasil pela primeira vez.
Tendências e inovações
Durante a coletiva, que contou com intérprete, foram abordadas as principais tendências e inovações que integrarão a próxima edição da WTM Latin America. Uma novidade é o lançamento do app Colleqt, que permitirá aos visitantes escanear os estandes para obter informações adicionais, promovendo uma interação mais rica e informativa.
Além disso, o espaço contará com três novas áreas: experiências, travel providers e mobility. A experiência será um local para vivenciar os destinos, com foco em proporcionar interações significativas entre expositores e visitantes. O travel providers servirá para operadores, que são globais e não pertencem somente a uma região, trabalhem de forma transversal com os visitantes e por último, mobility será o local onde ficarão companhias aéreas, locadoras de carros e empresas de trem e ônibus.
Outro ponto destacado foi a continuidade da “Rota da Diversidade”. Lançada em 2024, inclui iniciativas voltadas para o Afro turismo, LGBTQIA+ e para o público acima de 60 anos. O objetivo é expandir esses nichos, que já demonstram importância expressiva no mercado.
Turismo consciente
A WTM Latin America promete trazer uma abordagem inovadora para o turismo, por meio da tecnologia. Com a aproximação do evento, os organizadores esperam um aumento de 8% no público em relação ao ano anterior. Em 2024, o aumento foi de 10% referente à 2023. “Acreditamos que a combinação de tecnologia e contato humano criará experiências inesquecíveis para os participantes”, disse Pizzolitto.
A coletiva também abordou como a tecnologia impacta a sustentabilidade no setor, destacando iniciativas que buscam reduzir o uso de papel e promover práticas mais ecológicas. “Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia para melhorar a eficiência dos eventos e minimizar o impacto ambiental, como por exemplo trocar os crachás de plástico por papel”, completa Pizzolito.
Com um portfólio que abrange eventos em Londres, África e Dubai, a WTM continua a se estabelecer como um dos principais encontros do setor, refletindo as mudanças e desafios enfrentados pela indústria do turismo. A próxima edição no Brasil, promete ser um marco, reunindo as melhores práticas e inovações para um turismo mais responsável e diversificado.