A XV Convenção Schultz, que ocorreu de 19 a 23 de março no Rio Grande do Norte, realizou na noite desta quarta-feira (22), a festa no Centro de Turismo de Natal. No local aconteceu a festa Forró com Turista – que convencionalmente ocorre às quintas – e que já virou uma tradição na capital potiguar.
A celebração ocorreu com concerto de forró, apresentações de danças tradicionais, capoeira, todas as lojas de artesanato funcionando, um jantar com comidas típicas, como o delicioso baião a potiguar, o camarão em terras norte-rio-grandense, e a caipirinha com frutas locais, como o caju.
O casarão que abriga o Centro de Turismo de Natal é da virada do século XIX para o século XX, tem estilo neoclássico e funcionou como residência particular, asilo de mendicantes, orfanato, área de segurança militar (durante a 2ª Guerra Mundial) e penitenciária pública de Natal até 1969. Começou a ser restaurado em 1970 para se tornar o que é hoje, tendo sido inaugurado em 1976. No ano de 1988 foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Estado.
Veja também as mais lidas do DT
Turismo pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte
A transmutação em prol do desenvolvimento de uma região, cidade e estado foi o tema crucial da coletiva de imprensa liderada por Aroldo Schultz, presidente das empresas que levam o seu DNA e seu parceiro comercial há 25 anos, Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, realizada na última terça-feira (21).
Ambos desbravam cidades no mundo inteiro, analisam as belezas naturais, os potencias e diferenciais, estrutura hoteleira e gastronômica, elaboram estratégias para o desenvolvimento turístico sustentável das cidades que serão contempladas com novos pacotes turísticos, treinam os colaboradores da operadora e os agentes de viagens. Ao final, entregam suas novas descobertas aos viajantes. Tudo isso gera economia, novos empregos e oportunidades aos habitantes.
Schultz frisou o fato de que os moradores muitas vezes não conseguem ter um olhar para as belezas e os detalhes enriquecedores da cidade. Principalmente quando se fala de pequenos municípios ou ambientes rurais. “Quero ajudar a transformar as cidades, mas com sustentabilidade, protegendo o local. O papel importante dentro do turismo é ser desbravador de novas oportunidades”, afirmou o empresário.
Alejandro de la Osa concordou quando o amigo disse que a viagem de grupo é mais organizada e econômica. E completou com o fato de ter um guia falando sua língua, pois os viajantes não conseguem aproveitar o roteiro, entender mais sobre a cidade, seus fatos históricos, artísticos e culturais, e muitas vezes não conseguem nem usar o transporte público.
Experiência que enriquece o trabalho dos agentes de viagens
O presidente do grupo Schultz destacou a necessidade dos participantes fazerem uma imersão no destino Rio Grande do Norte a fim de comercializá-lo melhor. Todo produto novo tem que ter investigação e desenvolvimento, segundo Schultz. “Queremos agentes de viagens participativos. O que é mais importante neste evento é reunir agentes de viagens que vendam, nos ajudem a vender mais e que conheçam o destino”, ressaltou.
Na coletiva de imprensa falaram muito em turismo fobia, expressão para se referir àquele turista de exploração, que não usufrui do que a cidade tem a oferecer, tende a ficar pouco tempo, foca em fazer fotos e vídeos, e não costuma ser cordial ou recolher o próprio lixo.
Na ocasião, Rodrigo Rodrigues, diretor comercial das empresas Schultz, falou sobre o novo sistema online de vendas da operadora, com circuitos e pacotes, algo inovador para o mercado brasileiro. A tecnologia foi desenvolvida com exclusividade para locadora.
Responsável direta pela organização da convenção, Ana Maria Santana, diretora geral das empresas Schultz. Ela ressaltou as opções sustentáveis usadas no evento, como o palco sem lona, o filtro instalado e da garrafa squeeze distribuído de brinde aos presentes. Ana Maria também explicou sobre a acomodação dos agentes de viagens em 10 hotéis distintos para maior conhecimento da cadeia hoteleira de Natal e região. E das experiências no destino, como os passeios para todos os participantes em distintos lugares do Rio Grande do Norte.
Planos para a Convenção Schultz 2024
A próxima Convenção Schultz, vale dizer, acontecerá fora de temporada, após o Carnaval e antes da páscoa. “A proposta é ir no período que tem menos ocupação, por isso começa no domingo”, explicou Schultz. Este esquema faz parte do projeto de sustentabilidade e estratégia para gerar economia a cidade contemplada com a convenção em períodos de pouca ocupação e receita.
“Queremos ser referência no que fazemos”, afirmou Aroldo Schultz. Ao que parece a operadora já tem alcançado essa conquista, pois teve um crescimento de 26% em janeiro e fevereiro de 2023, o melhor resultado dos últimos 10 anos.
Nesta quinta-feira (23), os agentes de viagens retornarão ao trabalho prontos para vender o Rio Grande do Norte como os índios potiguaras gostariam.