Yoanki Jesús Rodriguez, diretor de marketing do grupo Iberostar para Cuba, República Dominicana e Cone Sul esteve nesta quinta-feira (31) em São Paulo apresentando as novidades dos resorts caribenhos da bandeira espanhola. Os resorts do Iberostar se espalham praticamente por todo o caribe, com empreendimentos fantásticos no México, em Cuba, na República Dominicana e na Jamaica. “Todos nossos resorts são de alto padrão, divididos em categoria Grand Collection, Premium Gold, Premium e categoria Iberostar”, disse Jesús, na abertura de sua exposição.
“Temos hospedagens para todo tipo de público, desde casais que comemoram bodas, a famílias com filhos, quem busca descanso a quem busca agitação e festas”, disse ao DIÁRIO. “ O Iberostar Bávaro, por exemplo, em Punta Cana, é ideal para quem gosta de adrenalina já que lá há uma estrutura completa para a prática de caiaque, snorkel e windsurfe. Já o Hacienda Dominicius, em Bayahibe, também na República Dominicana é perfeito para casais e famílias”, comparou Rodriguez, acrescentando que 95% dos hóspedes Iberostar no Caribe vão em busca de lazer.
Yoanki Jesús Rodriguez descreveu os atrativos dos resorts caribenhos sob sua gestão |
Números gerais – Sem revelar números totais, Yoanki comemorou o ótimo resultado de 2013, considerando os altos índices de ocupação e faturamento do grupo nos últimos quatro anos. “De 2009 a 2012 o mercado estava ruim. Em 2013 melhoramos e em 2014 só temos que comemorar”, disse acrescentando que a média de ocupação do 29 resorts do Caribe com bandeira Iberostar chega em torno dos 90% em alta temporada.
Veja também as mais lidas do DT
Yoanki fez comparativos gerais de receita e número de turistas brasileiros nos resorts que têm gestão: “A República Dominicana, por exemplo, lidera com a chegada de brasileiros (não precisou os números). Para o mês de junho de 2014 tivemos um acréscimo de 82% superior aos números de brasileiros no mesmo período em 2013. O mesmo ocorreu com o México (+ 12%) e Cuba (+ 5%)”, enumerou.
O DT perguntou a Yoanki sobre as tarifas praticadas nos resorts caribenhos comparadas às aplicadas nos resorts brasileiros (o grupo Iberostar possui dois resorts na Bahia, o Iberostar Praia do Forte e o Iberostar Bahia). “As cargas tributárias e fiscais no Brasil acabam por elevar o preço final das tarifas no balcão. Os valores das tarifas na Jamaica, na República Dominicana, em Cuba e no México mantém-se equilibradas – variando de país para país em função apenas dos tributos”, respondeu o executivo.
O Iberostar Grand Hotel Trinidad, em Cuba, guarda heranças coloniais |