(Edição do DT com agências)
A São Paulo Turismo (SPTuris) lançou, na manhã de quarta (20), um material inédito dedicado à zona leste que traz informações sobre 34 atrativos turísticos espalhados pela região mais populosa de São Paulo. O roteiro temático também conta com a indicação de locais para compras e destaca construções históricas que remetem à colonização da cidade, como a Capela de São Miguel Arcanjo.
Para a elaboração do material, técnicos da SPTuris pesquisaram a história de 33 distritos e o crescimento da região, que hoje abriga cerca de quatro milhões de habitantes – população próxima a de países inteiros, como a Irlanda.
Veja também as mais lidas do DT
Nas primeiras páginas do guia, há uma apresentação da região que tem como característica marcante a relação entre urbanização massiva e a natureza. Ao mesmo tempo em que os bairros acompanharam o crescimento populacional e o desenvolvimento urbano, elementos naturais foram mantidos.
De acordo com o presidente da SPTuris, Wilson Poit, o roteiro temático vem para desvendar as atrações de uma região riquíssima, mas ainda pouco conhecida turisticamente. “A zona Leste reserva excelentes lugares para se visitar que vão além da famosa Arena Corinthians, do próprio Parque do Carmo e do renovado Museu da Imigração. Há também outras boas surpresas, como uma vinícola artesanal na região da Penha”, destaca.
Sobre os bairros
No início do roteiro estão informações sobre a formação dos bairros e as principais características de cada um deles, citando a trajetória histórica da região e sintetizando a da própria cidade. Traz dados desde a época da colonização, com o antigo aldeamento indígena de Ururaí, que recebeu a primeira Capela de São Miguel ainda no final do século 16, até a atual metrópole.
Atrativos
A publicação também destaca diversos atrativos da região, como manifestações culturais, escolas de samba, parques, eventos tradicionais, locais para compras e construções históricas.
O Roteiro Temático da Zona Leste tem 60 páginas de uma série de outros 10 elaborados pela São Paulo Turismo (Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Eco-rural, Independência do Brasil, Café, Futebol, Mirantes e Geek). As edições, disponíveis nas versões português/inglês e português/espanhol, podem ser encontradas nas Centrais de Informação Turística espalhadas pela cidade e também podem ser baixadas no site oficial de turismo de São Paulo, no link cidadedesaopaulo.com/download