Festival Gastronômico da Cozinha Paraense se fortalece por sua indicação geográfica 

Continua depois da publicidade

Agências com Edição do DT

“Quando a gente fala em gastronomia, nós estamos falando de excelência. E a Indicação Geográfica é fundamental para isso. São produtos certificados e com procedência, que tem uma cultura envolvida. Então as comunidades precisam ter essa informação”. Assim a diretora do Instituto Paulo Martins, Joana Martins, resumiu a importância do Seminário de Indicação Geográfica, que reuniu quase 80 participantes, na última quarta-feira (25), no quarto piso do Shopping Boulevard, em Belém (PA). O encontro fez parte da programação da 14ª edição do festival gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. “É uma necessidade do setor”, ratificou a filha do consagrado chef de cozinha paraense, que deu vida ao festival.

Palestras e mesas redondas acerca do patrimônio gastronômico do Pará, do conceito e vantagens da Indicação Geográfica, além de discussões de casos de sucesso de produtos nacionais com o selo de Indicação Geográfica, compuseram a programação do evento.

Veja também as mais lidas do DT

 

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o seminário fez parte de tratativas para desenvolver uma política pública integradora, no sentido de fortalecer uma estratégia sobre a cultura gastronômica paraense, no contexto também da compreensão econômica dessa construção. “A natureza e a cultura são as principais matérias-primas do turismo, e a gastronomia é um elemento único dessa cultura. Esse é um processo que vai desde o campo, o cultivo do produtor rural, até o prato elaborado por um chef de cozinha, para atender não só o cidadão que habita a cidade, mas também aquele que nos visita, que é o turista”, explicou.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade