Cláudio Filho, gerente geral do Atlântico Praia Hotel, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO

João Pessoa, capital paraibana, é um destino com vocação natural para o turismo de lazer e negócios. Consequentemente toda a cadeia do trade turístico contribui para o bom posicionamento do destino entre as capitais que mais recebem grandes eventos corporativos e associativos. Um dos empreendimentos que investe em melhorias contínuas é o Atlântico Praia Hotel, localizado na Praia de Cabo Branco, região de Tambaú.

Quem gerencia o Atlântico é Claudio Filho e ele conversou com o DIÁRIO e pontuou sobre sua carreira e as perspectivas do hotel na atualidade. “Me orgulho muito de ter iniciado no hotel como recepcionista e ao longo desses anos ter ascendido profissionalmente, passando por diversos setores, o que me propiciou uma bagagem e um conhecimento de todo o equipamento”, cita o gerente geral, que é formado em Administração Hoteleira, e, atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Empresarial, um aperfeiçoamento no estudo de línguas e de Revenue Management.  Acompanhe:

Veja também as mais lidas do DT

 

DIÁRIO – Como posiciona o Atlântico Praia na cadeia turística de João Pessoa? É um meio de hospedagem para todos os segmentos?

 

CLAUDIO FILHO: Nosso equipamento sempre teve como maior demanda o público de lazer, tipo de turismo forte em nosso destino repleto de praias paradisíacas e belos atrativos naturais. Nossa localização privilegiada e infraestrutura nos colocam como excelente opção para casais, famílias ou grupos. Em 2016, iniciamos um processo de retrofit em nossa estrutura física e remodelação em nossos serviços, identidade visual, reposicionamento da marca e presença on-line.

 

Além disso, os departamentos comercial, de eventos, governança e nosso restaurante ganharam reforços importantes. Um grande passo que demos foi a criação de um departamento de hospitalidade, pois entendemos que, hoje, o hóspede compra experiência e cada vez mais exige a personalização dos serviços. Nosso objetivo é tornar o Atlântico Praia no hotel mais charmoso da cidade, pensamos nisso em cada detalhe, em cada espaço reformado, queremos proporcionar a melhor experiência ao nosso hóspede, encantá-lo.

Claudio Filho com os colaboradores Verônica (encarregada de hospedagem), Socorro (governanta) e Germano (encarregado de reservas).
Claudio Filho com os colaboradores Verônica (encarregada de hospedagem), Socorro (governanta) e Germano (encarregado de reservas).

DIÁRIO – Com essa perspectiva de encantamento, fale sobre a infraestrutura? Fundação, habitações, serviços, espaço de eventos!

 

CLAUDIO FILHO: Nosso equipamento iniciou sua operação em dezembro de 2004, estamos há 12 anos no mercado, nossas 84 habitações (Uhs) se dividem em quatro categorias sendo elas: Standard, Superior, Luxo Lateral e Luxo Frente Mar. O hotel conta com o Salão Tambaú, espaço para eventos com capacidade de até 120 pessoas, além de dois terraços panorâmicos para a realização de coquetéis, happy hours e reuniões sociais, todos os serviços de eventos foram recentemente reformulados e pensados para atender a todos os clientes e os diversos tipos de eventos.

 

Temos em nossa cobertura uma belíssima vista de toda a orla da cidade, além do Veleiro (bar da piscina), sauna e jacuzzi aquecida. No lobby contamos com um restaurante especializado em massas e pizzas, o Boungustaio. Entre nossas comodidades, estão serviços de lavanderia, Cyber Center gratuito, uma mini conveniência com produtos de higiene pessoal, room service, copa do bebê, recreação infantil, desk de receptivo turístico no lobby e serviços de concierge.

 

DIÁRIO – Há quanto tempo está à frente do hotel?

 

CLAUDIO FILHO: Estou no Atlântico a quase nove anos, foi aqui onde comecei minha carreira na hotelaria. Me orgulho muito de ter iniciado no hotel como recepcionista e ao longo desses anos ter ascendido profissionalmente, passando por diversos setores, o que me propiciou uma bagagem e um conhecimento de todo o equipamento, tive passagens na governança, departamento de reservas, comercial e gerência operacional, até que em setembro de 2016 assumi a gerência geral sucedendo um grande profissional e meu mentor no segmento, o amigo Pedro Borges.

 

Acredito que minha formação em hotelaria começou ainda na infância, quando nas festas familiares e eventos em geral, minha preocupação era constante se todos estavam bem servidos, se precisavam de algo a mais, servir sempre foi uma paixão. E essa formação, esse aprendizado, é contínuo. Nosso setor está em constante movimento, a cada dia o mercado nos apresenta novidades e o comportamento do nosso cliente muda a cada geração, se não acompanharmos ficamos para trás.

 

Atlântico Praia Hotel, localizado na Praia de Cabo Branco, região de Tambaú (Foto: DT)
Atlântico Praia Hotel, localizado na Praia de Cabo Branco, região de Tambaú (Foto: DT)

DIÁRIO – Quais os principais desafios para um hotel independente na região?

 

CLAUDIO FILHO: Passamos por um cenário econômico preocupante, as incertezas sobre a economia brasileira geram essa recessão, Quando começamos a sentir um aquecimento na nossa cadeia produtiva, vêm novidades – da turma de Brasília – e complicam nossa vida. Nosso setor é um dos mais afetados, um dos primeiros a sentir essa retração da economia. Como hotel independente não temos um alto budget para ações de marketing, para potencializar o alcance da nossa marca, essas são dificuldades que nos deparamos em nossas ações. Iniciamos nossa operação como hotel associado à rede Othon de hotéis, isso nos permitiu posicionar o Atlântico a nível nacional e fixar nosso nome. Atualmente, como independentes ainda colhemos os frutos dessa projeção.

 

DIÁRIO – A cidade possui mão de obra especializada? O turnover é alto no Atlântico?

 

CLAUDIO FILHO: Tudo parte de como se investe em nossos jovens, enquanto tivermos serviços públicos ruins, enquanto não se prepara o nosso jovem e o capacita para o mercado de trabalho, teremos dificuldade com mão de obra. Acredito que o paraibano tem a hospitalidade no seu DNA e se isso for potencializado, em conjunto com o conhecimento técnico, teremos, sim, uma grande oferta de excelentes profissionais.

 

Procuro sempre nas reuniões de setores, mostrar que existe um horizonte de possibilidades, que a camareira, o garçom, o recepcionista de hoje, todos, podem e devem ser os gestores de amanhã, e o mais importante é que eles podem buscar isso na própria empresa. Reconhecemos e ofertamos oportunidades a quem desempenha com foco e determinação o seu trabalho e isso nos proporciona um baixo turnover.

Serviço:

ATLANTICO PRAIA HOTEL

Avenida Almirante Tamandaré, 440, Praia de Tambaú,

João Pessoa | PB | cep: 58.039-010
Site: www.atlanticopraiahotel.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade