Gol realiza Workshop e esclarece curiosidades sobre sua operação

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Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DT

Na sexta edição de seu Workshop – Bastidores da Aviação, a Gol realizou visita com convidados a áreas de aeroportos desconhecidas pela maioria de seus clientes, além de organizar encontros com representantes da companhia aérea para esclarecerem detalhes da operação de aeronaves.

Realizada na última quinta-feira (30), a visita começou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde foi possível conhecer o Despacho Operacional (DO) da Gol, local onde os funcionários responsáveis pela operação, como comandantes e comissários, se preparam antes dos voos.

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Comandante Leonardo Constant, da Gol. (Foto: DT)
Comandante Leonardo Constant, da Gol. (Foto: DT)

“Os profissionais que trabalham nesta área [do DO] são de grande responsabilidade e essenciais para a segurança das aeronaves para que decolem com segurança e dentro dos padrões”, explicou o comandante Leonardo Constant, responsável pelo voo que seguiu para o Rio de Janeiro, no aeroporto RioGaleão, para a continuidade do Workshop.

Ao chegar no Galeão, foi apresentada a sala exclusiva para clientes que necessitam de atenção e assistência especiais, como deficientes. “O cliente deve manifestar a necessidade com um prazo mínimo de antecedência, para não causar excesso de contingência e avisar o que será necessário, como cadeiras de rodas, por exemplo”, disse o especialista corporativo de aeroportos da Gol, Carlos Jiro, enquanto mostrava a sala.

Segundo a companhia, o espaço será de importância essencial durante os Jogos Paralímpicos. “Apesar dos jogos, os atletas são uma necessidade muito pontual. O nosso desafio é deixar um legado e atender com a mesma qualidade o cliente comum quando o evento acabar”, completou o especialista.

Carlos Rodriguez, gerente de operações do RIOGaleão, no Centro de Operações, que mostra informações sobre todos os voos que operam no aeroporto. (Foto: DT)
Carlos Rodriguez, gerente de operações do RIOGaleão, no Centro de Operações, que mostra informações sobre todos os voos que operam no aeroporto. (Foto: DT)

De lá, o workshop seguiu com visita ao centro de operações do aeroporto carioca, que monitora, com câmeras e em tempo real, a operação das aeronaves que pousam e decolam no Galeão. “O Centro de Operações foi um desejo de todos para que nos tornássemos o melhor aeroporto da América Latina em experiência do cliente e eficiência operacional”, apresentou o gerente de operações Carlos Rodriguez, do RioGaleão. “Fechamos uma parceria com a Arinc [empresa de soluções em sistemas aeroportuários] para criar um sistema que seja exemplo para o mundo e gerenciar as olimpíadas da melhor forma”, completou o gerente.

O aeroporto internacional do Rio de Janeiro migrou diversas companhias aéreas internacionais do terminal 1 para o terminal 2 para atender a demanda dos Jogos Olímpicos, que acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto.

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