Cinco perguntas para Renato Kiste, diretor da Shift Mobilidade Corporativa

Continua depois da publicidade

Impacto do aumento do combustível anunciado na semana passada pela Petrobrás nas empresas de locação de automóvel; reflexos da alta carga tributária, da burocracia e da falta de mão de obra qualificada nas empresas brasileiras; parcerias com redes hoteleiras. Estes e outros assuntos foram abordados na entrevista de Renato Kiste, diretor da Shift Mobilidade Corporativa concedida ao DIÁRIO, confira:

REDAÇÃO DO DIÁRIO

DIÁRIO – Renato, a economia de um país depende muito das comodities. Você acredita que o aumento anunciado na semana passada pela Petrobrás no preço do diesel e da gasolina pode afetar o aluguel e o fretamento de automóveis corporativos? Explique.

RENATO KISTE – Na nossa visão, esse aumento de combustível sempre encarece a formação do preço do nosso produto. Os transportes, seja em carros, vans, ônibus, a nossa frota é mista, o preço é importante sim.

Veja também as mais lidas do DT

Já houve outros aumentos e nunca repassamos 100%. Conseguimos absorver algumas coisas, mas com essa virada do ano, o aumento não só do combustível, mas coisas como seguro, pneus, óleo e outros insumos importantes, teremos que fazer, sim, um repasse para o ano que vem. Não só nós, mas o mercado em geral fará um repasse dos preços de alguma maneira.

Ainda não sei o quanto será repassado. Normalmente fazemos isso só em março e só então saberemos ao certo, dependendo do que acontecer.

DIÁRIO – Carga tributária alta, burocracia, baixa produtividade e falta de mão de obra qualificada são alguns dos elementos apontados por empresas que atuam no Brasil, Umas fecham, outras vão embora como foi o caso da Hertz. Renato, a Shift, sendo uma empresa genuinamente brasileira, como você vê essas questões?

RENATO KISTE – É exatamente assim. Burocracia, lentidão… Tanto para abrir, como para fechar uma empresa, é difícil. Manter também é difícil. Mas nós já passamos dessa fase. Já passamos os cinco primeiros anos, que são os mais importantes. Estamos estáveis agora e prontos para mais um ano.

DIÁRIO – O mercado brasileiro atravessa um momento difícil que leva ao corte de despesas nas empresas. Você acredita que as companhias médias e pequenas, como forma de economia, tendem a trocar automóveis ou frotas próprias por veículos terceirizados? Se sim, a Shift está de olho nesta oportunidade?

RENATO KISTE – Não trabalhamos com locação e terceirização e eu não conheço muito do mercado. Já trabalhei com uma locadora no passado, mas não muito com terceirização, então não posso opinar muito sobre isso, mas cada empresa vai fazer a sua análise para ver onde se enquadra melhor.

Sempre prestamos atenção nisso tanto como uma oportunidade, quanto como uma ameaça. Apesar dos produtos serem transporte de carros, o resto do serviço é totalmente diferente. Temos um padrão de carros, motoristas, atendimento, cobrança, pagamento. Temos uma precificação e uma personalização direta com o cliente. Dentro disso, não nos comparamos muito às plataformas eletrônicas. Mas sempre estamos atentos para uma ameaça ou oportunidade. Não acreditamos que isso tenha tomado algum espaço do nosso trabalho.

DIÁRIO – Vocês anunciaram a parceria com empresas hoteleiras. Quais são essas empresas ou redes? Como funciona esse acordo?

RENATO KISTE – Hoje temos diversos contratos de parcerias comerciais. Hyatt, Hilton, Paradise, Club Med, Vale Suíço, Bourbon e Tauá, de Atibaia, Sofitel, Rede Othon, Atlantica, desta rede principalmente o Quality Itupeva.

Resumidamente, o que fazemos com os hotéis é uma parceria comercial, atendimento aos hóspedes e relacionamento, suporte geral a todas as necessidades de transporte nos hotéis.

DIÁRIO – O ano de 2016 foi bom para algumas empresas. O senhor poderia fazer um balanço da Shift?

RENATO KISTE – Num geral, tivemos um 2016 muito positivo, um ano no qual houve um evento único, as Olimpíadas. A Shift foi transportadora oficial da tocha olímpica do Brasil, percorremos as 328 cidades, fizemos todo o tour da tocha. Atendemos a comitiva americana. Dentro do evento trabalhamos bastante na Shift. Do ano passado para esse aumentamos o nosso share nos principais clientes, na Abracorp, por exemplo. Tínhamos 20% no ano passado e agora temos 23%. Num geral mantivemos muitos clientes e abrimos para mais muitos novos. Principalmente, falando sobre o ano, tivemos investimentos em praça própria, a nossa frota quase dobrou; e fizemos investimento em pessoas. A nossa qualidade melhorou demais. Com isso, além de trazermos novos clientes, mantivemos os antigos.

www.shiftmc.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade