Agências com Edição do DIÁRIO
Na contramão da crise, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia nesta terça-feira (24) um importante movimento que a torna mais forte e competitiva no mercado da aviação. A companhia foi escolhida pelo conglomerado chinês HNA Group para receber seus primeiros investimentos na América Latina.
Em um dos maiores aportes internacionais a uma empresa brasileira neste ano, o HNA Group assinou um compromisso firme de investir R$ 1,7 bilhão por 23.7% do valor econômico da companhia. Isso tornará o HNA Group o mais novo acionista da aérea brasileira com direito a assento no conselho. Com essa transação, a Azul terá um dos mais fortes balanços da América Latina.
Veja também as mais lidas do DT
Nos últimos 20 anos, o HNA Group passou de uma bem-sucedida e tradicional companhia aérea para um conglomerado global com expressiva atuação nos setores de aviação, indústria, financeiro, turismo e logística, com receita anual de US$ 25,6 bilhões e mais de 110 mil funcionários.
O grupo tem expressiva atuação em financiamento de aeronaves e, recentemente, investiu também na Swissport, uma das mais renomadas empresas de handling do setor. Ainda, somente na aviação, o conglomerado conta com 14 companhias e soma uma frota de 528 aeronaves.
Para Antonoaldo Neves, presidente da Azul, o grupo chinês viu na companhia uma empresa sólida e com grande potencial de crescimento. “O investimento de R$ 1,7 bilhão no cenário atual do Brasil demonstra que temos um modelo de negócio vencedor e o HNA Group, como grande investidor, tem confiança absoluta na equipe da Azul. Além disso, coloca nossa empresa como a mais valiosa aérea do mercado brasileiro, atingindo um valor de mais de 7 bilhões de reais”, comemora.
“Estamos muito satisfeitos com a nossa nova parceria, pois acreditamos que o modelo de negócio diferenciado da Azul é uma oportunidade de investimento único na América Latina”, diz Adam Tan, presidente do HNA Group.
Esse investimento trará importantes benefícios para a Azul em vários aspectos, tais como: fortalecimento do caixa; continuidade do plano de renovação de frota; melhoria de produtos e serviços para nossos Clientes; além de amortização de dívidas.
“O acordo nos permitirá otimizar as parcerias entre a Azul e o HNA Group, podendo resultar na entrada da companhia no mercado asiático por meio de acordo de interline e codeshare” afirma David Neeleman, fundador e CEO da Azul.