Edição do DIÁRIO com Agências
Uma pesquisa realizada pela Sita, provedora global de serviços de TI para o transporte aéreo, realizada em seis aeroportos internacionais do México que juntos administram 72% do tráfego aéreo do país, revela que os passageiros mexicanos são ‘viajantes conectados’. Hoje, 84% carregam um smartphone na viagem – a taxa é consideravelmente mais elevada do que a média entre a população do México, que está próxima a 25%[2]. Além disso, 50% dos passageiros carregam laptop, 35% tablet e 15% viajam com os três dispositivos móveis.
De acordo com o estudo, existe um forte desejo entre os passageiros do México para utilizar seus dispositivos móveis. Em 2016, quase um terço (31%) planeja reservar voos através de um aparelho móvel. A taxa de check-in via dispositivo móvel vai mais do que dobrar, dos 10% registrados hoje para 24%. Utilizar aparelho sem fio a bordo também está se tornando cada vez mais popular, com 18% planejando fazê-lo no próximo voo. A pesquisa indica uma preferência entre os passageiros do México em mudar de serviços face a face para o celular.
Veja também as mais lidas do DT
Um dado, no entanto, chama a atenção. De acordo com a pesquisa, “os passageiros mexicanos são mais felizes do que a média global dos viajantes – aproximadamente 85% sentem emoções positivas nas dez etapas da jornada aérea analisadas pela SITA, atingindo 97% durante o tempo de espera. Durante esse momento da viagem, 81% dos mexicanos fazem algo para se entreter, enquanto 75% gostam de comer e beber – acima da média de outras partes do mundo”.
“Este estudo oferece às companhias aéreas e aeroportos mexicanos informações sobre a experiência e preferências de seus passageiros. É muito animador saber que quase a totalidade dos passageiros é feliz com sua experiência atual. Ter conhecimento de que os serviços móveis são desejados para o futuro pode ajudar os líderes da indústria a considerar estas e outras opções de autoatendimento, como o depacho de bagagem, para ajudá-los a gerenciar o crescente número de passageiros com eficiência”, afirma Alex Covarrubias, vice-presidente da SITA para América Latina e Caribe.
Bagagem
Quando se trata de bagagem, segundo o estudo, 92% dos passageiros mexicanos despacham suas próprias malas, taxa mais elevada do que a média global de 81%. O estudo indica que no próximo ano, apenas 34% esperam despachar suas bagagens em um balcão da companhia aérea, em comparação com a média global de 59%. Isto demonstra que as opções de autosserviço de despacho de bagagens seriam acolhidas pelos passageiros em todo o México.