França prevê mudar Constituição para prolongar estado de emergência

Continua depois da publicidade

(France Press)  

Objetivo é instaurar estado de emergência por até seis meses. País decretou medida por três meses após atentados terroristas.

O governo francês deseja modificar a Constituição para incluir um dispositivo que permita instaurar o estado de emergência “por uma duração máxima de seis meses”, informaram fontes governamentais.

Esta semana foi apresentado um anteprojeto de lei ao Conselho de Estado sobre a revisão da Constituição mencionada pelo presidente François Hollande depois dos atentados jihadistas de 13 de novembro em Paris.

Veja também as mais lidas do DT

Hollande decretou estado de emergência na noite dos ataques e o Parlamento prolongou a medida por três meses, até 26 de fevereiro.

A reforma constitucional pretende instaurar um “regime civil de crise” para atuar “contra o terrorismo de guerra”, explicou Hollande em 16 de novembro.
O governo também quer incluir na Constituição uma medida para retirar a nacionalidade francesa aos condenados por terrorismo que tenham duas cidadanias.

A França já tem uma lei, muito pouco utilizada, que permite retirar a nacionalidade de uma pessoa com duas nacionalidades nascida na França “caso se comporte de fato como um cidadão de um país estrangeiro”.

A Constituição prevê atualmente o estado de sítio, mas não o estado de emergência, regido por uma lei adotada em 1955 e modificada pouco depois dos atentados. O estado de emergência foi usado durante a guerra da Argélia, na Nova Caledônia em 1984 e durante os distúrbios nas periferias urbanas em 2005.

O estado de emergência permite às autoridades “proibir a circulação de pessoas ou de veículos” e instaurar “zonas de proteção ou de segurança donde está regulada a presença de pessoas”.

Desde 13 de novembro, em virtude do estado de emergência, mais 2.000 operações de busca e apreensão foram realizadas sem a autorização de um juiz.

Uma reforma constitucional proposta pelo presidente da República precisa do voto favorável de três quintos do Parlamento ou de um referendo, uma opção que o governo descarta no momento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade