Documentário do Santos Dumont terá estreia no canal Curta e será feito por uma produtora mineira
O aviador Santos Dumont, cujos 150 anos de nascimento são celebrados neste dia 20 de julho, terá sua história contada num documentário de longa-metragem com estreia prevista para o fim do ano, no canal Curta!.
Dirigido por Mônica Cerqueira e Eder Santos, o filme “Santos Dumont, o Céu na Cabeça” tem como trunfos uma minuciosa pesquisa, que resgata artigos de jornais brasileiros e estrangeiros e documentos deixados pelo próprio Santos Dumont, além de entrevistas com biógrafos e historiadores brasileiros, americanos e franceses.
Veja também as mais lidas do DT
“A gente fez questão de contar com especialistas, para evitar achismos e relatos fantasiosos”, afirma Cerqueira, que também buscou parentes vivos do biografado e conseguiu entrevistar um de seus sobrinhos-bisnetos, Alberto Dodsworth.
Viabilizado pelo canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o longa está sendo feito pela produtora Trem Chic, de Minas Gerais, estado onde Santos Dumont nasceu em 1873.
“A gente quis mostrar como esse brasileiro que foi a Paris aos 18 anos se tornou uma celebridade. Tudo que ele fazia era noticiado. Em dez anos, ele fez 22 máquinas voadoras, desde balões e dirigíveis até o avião. Ele construía e pilotava essas máquinas, o que era uma coisa arriscada. Muitos homens morreram tentando realizar o sonho de voar”, ressalta Cerqueira.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências