20 de julho e os 150 anos de Santos Dumont: Documentário estreia até dezembro de 2023

Continua depois da publicidade

Documentário do Santos Dumont terá estreia no canal Curta e será feito por uma produtora mineira

O aviador Santos Dumont, cujos 150 anos de nascimento são celebrados neste dia 20 de julho, terá sua história contada num documentário de longa-metragem com estreia prevista para o fim do ano, no canal Curta!.

Dirigido por Mônica Cerqueira e Eder Santos, o filme “Santos Dumont, o Céu na Cabeça” tem como trunfos uma minuciosa pesquisa, que resgata artigos de jornais brasileiros e estrangeiros e documentos deixados pelo próprio Santos Dumont, além de entrevistas com biógrafos e historiadores brasileiros, americanos e franceses.

Veja também as mais lidas do DT

“A gente fez questão de contar com especialistas, para evitar achismos e relatos fantasiosos”, afirma Cerqueira, que também buscou parentes vivos do biografado e conseguiu entrevistar um de seus sobrinhos-bisnetos, Alberto Dodsworth.

Viabilizado pelo canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o longa está sendo feito pela produtora Trem Chic, de Minas Gerais, estado onde Santos Dumont nasceu em 1873.

“A gente quis mostrar como esse brasileiro que foi a Paris aos 18 anos se tornou uma celebridade. Tudo que ele fazia era noticiado. Em dez anos, ele fez 22 máquinas voadoras, desde balões e dirigíveis até o avião. Ele construía e pilotava essas máquinas, o que era uma coisa arriscada. Muitos homens morreram tentando realizar o sonho de voar”, ressalta Cerqueira.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade