Aeronautas e aeroviários suspendem paralisação até depois do Carnaval

Continua depois da publicidade

Valor Econômico

Empresas e trabalhadores da aviação comercial brasileira terão uma audiência de mediação no próximo dia 17, às 9h, coordenada pelo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra da Silva Martins Filho, para resolver um impasse que levou à paralisação de aeronautas e aeroviários nesta quarta-feira. Havia expectativa de que a audiência poderia ocorrer ainda nesta semana.

Os empregados pedem 11% de reajuste com aumento retroativo a 1º de dezembro de 2015, data-base do setor. As companhias aceitam dar o aumento, mas de forma parcelada, até novembro, e não retroativa.

Veja também as mais lidas do DT

Aeronautas e aeroviários decidiram suspender, pelo menos até a quarta-feira da semana que vem, o movimento grevista iniciado hoje, quando essas categorias interromperam os trabalhos, entre 6h e 8h, nos 12 principais aeroportos do país.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) acusou  os grevistas de descumprirem ordem do TST, que determinou a manutenção mínima de 80% do efetivo na operação aérea. “Dos 399 voos previstos para acontecer entre as 6h e 8h, 22% tiveram que ser cancelados e 48% sofreram atrasos”, afirmou a entidade, em nota.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) rebateu, apontando que apenas cerca de 200 voos foram afetados em um universo de 3.060 voos. “Ou seja, menos de 10% do total de voos. Desta forma, cumprimos as determinações”, disse o presidente da entidade, Adriano Castanho. (Valor)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade