DIÁRIO abre coluna para considerações do Leitor

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

No intuito de elevar o nível de discussão sobre os assuntos que permeiam o mundo do turismo e não ser um mero repetidor e retransmissor de mensagens, o que infelizmente muitos jornais e até redes de comunicação se transformaram, o DIÁRIO abre a editoria LEITOR COMENTA e propõe aqui aumentar o fórum de debate para os assuntos ligados à serviços e produtos do turismo. Não se trata de um espaço para opiniões rasas, “curtidas” e meras frases soltas sem significado, mas um espaço para o incremento e enriquecimento das matérias publicadas. As cartas, mensagens e comentários devem vir com o nome completo do remetente e o email.

O primeiro comentário é do leitor Geraldo Pedroso Seifert, de Santa Catarina, sobre o artigo publicado no último dia 25/2,  assinado por Carlos Eduardo Costa “Consumismo, Impactos para o Bolso e para o Planeta”, acompanhe:

Existe uma relação do Consumismo com o “Inconsciente Coletivo”: as pessoas, muitas vezes, evitam elas próprias a limpar banheiros, lavar pisos e carros, limpar os vidros, por certo por requererem muito esforço físico, mas podemos encontrar muitas delas em academias, “fazendo esteiras”, nas barras com peso, “suando a camisa” como se diz. Ou seja, adquiriram mais gastos: com academia, locomoção e, alimentação direcionada a tais exercícios. O consumismo é patológico, em determinadas circunstâncias e, ligado ao emocional: como se as pessoas buscassem “compensações” frente a uma possível realidade difícil de vida, que possuem. Há também a necessidade do comércio, com a manutenção de sua atividade e, neste quesito o tecnológico busca sempre por novidades para gerar necessidades nos consumidores: novos aplicativos para celulares; do SMS para whatsapp; novas modalidades de chat, são alguns dos exemplos. A cultura também do Individual: notebook para cada filho, pai e mãe; carro para cada um, mesmo entre casais; TV em cada cômodo. Quem da geração de 40 anos para cima, em família numerosa, não se lembra da roupa dos filhos mais velhos, ir sendo usada depois, pelos mais novos: o motivo era a pobreza, mas acabamos contribuindo para um desenvolvimento sustentável, verificado nas décadas de 60 à 80. Nesta época de crise, excelente temática trazida pelo Jornal, onde o endividamento póde ser evitado, pela consciência de fazermos gastos realmente necessários, adquirindo o que se precisa no dia a dia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade