sexta-feira, abril 4, 2025
HomePolíticas de turismoComissão Especial da Câmara discute fim da cobrança de...

Comissão Especial da Câmara discute fim da cobrança de direitos autorais de músicas executadas em quartos de hotéis

EDIÇíO DO DIÁRIO com Agências

A cobrança de direitos autorais feita pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) sobre a programação de televisores e rádios dentro dos quartos de hotéis foi tema de debate nesta quinta-feira (10), na Comissão Especial da Câmara dos Deputados criada para discutir o tema (PL 3968/97). Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo e membro da Comissão, o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) defende que os quartos de hotéis são áreas privadas e, portanto, a cobrança não poderia incidir sobre elas. “Esse é também um entendimento do STF, mas é preciso estabelecer essa regra de forma definitiva, por isso apresentei uma emenda à Medida Provisória 713/2016, que extingue a cobrança.” A MP está sendo analisada por uma Comissão Especial Mista que tem prazo até o dia 30 de abril (prorrogáveis por mais 60 dias, se for o caso) para ser aprovada.

Na audiência pública, o doutor em Direito Autoral Allan Rocha de Souza também defendeu a isenção do pagamento em quartos de hotéis. “Estando dentro de um quarto, eu não sou obrigado a informar o que eu estou ouvindo, então, fica impossível saber para quais autores devem ir os direitos autorais. Quer dizer que esse dinheiro será arrecadado e irá para um bolo genérico de créditos não identificados e não há garantia do recebimento pelos autores por essas obras executadas dentro dos quartos”, opinou o especialista.

Já para o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo José Carlos Costa Netto, a cobrança nestas áreas é legítima. “O STJ entende que, por se tratar de uma atividade comercial que está utilizando obras autorais, tem que pagar estes direitos. As obras estão disponibilizadas para que o hóspede possa usar se quiser, então tem que ser cobrada”, contrapôs o jurista.

A relatora do projeto na Comissão Especial do Ecad, deputada Renata Abreu, afirmou que pretende apresentar seu parecer em abril. Nas audiências públicas estão sendo ouvidos artistas, associações, usuários e o próprio Ecad.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque