Rota Pantanal-Bonito recebeu 422 mil turistas em 2015

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EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Bonito, como destino ícone da região da Serra da Bodoquena (MS) e consolidado dentre os principais do Brasil nos segmentos de ecoturismo e aventura, apresentou resultados significativos em 2015. Segundo dados do Sistema de Informações e Estatística da Fundtur-MS, Observatório do Turismo do Pantanal de Corumbá e Observatório de Turismo de Bonito recebeu mais de 204 mil turistas e manteve durante o ano, uma taxa média de ocupação da rede hoteleira em 52%, atingindo 81% na alta temporada.

 

Os principais emissores nacionais para o destino são originários de São Paulo (39,13%); Paraná (10,95%); Mato Grosso do Sul (9,30%); Rio de Janeiro (7,4%); Santa Catarina (7,07%) e Rio Grande do Sul (5,27%). Foi ainda identificada a presença de turistas de outros 21 estados, ou seja, recebeu brasileiros de todos os estados.

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Da demanda internacional, os visitantes tiveram como procedência o Paraguai (1,23%); Estados Unidos (0,95%); Canadá (0,67%); ainda da França, Austrália, Holanda, Japão, Bolívia, Alemanha, Argentina dentre outros 23 países de quatro continentes e de países muito distantes como África do Sul, China, Coréia do Sul, Ucrânia, Rússia, Singapura e Nova Zelândia.

Corumbá

Já Corumbá, considerada a capital do Pantanal, recebeu 281 mil visitantes cujo impacto socioeconômico no município foi de 318 milhões na economia, variação positiva de 3% em relação a 2014. Nos aspectos sociais contribuiu com 2.800 empregos sendo 1.304 diretos e 1.580 indiretos.

Com relação aos atrativos e atividades oferecidos no destino, onde os turistas na maioria das vezes realizam mais de um passeio, foram citados: o passeio de barco (48%); a prática da pesca esportiva (43,8%); o city Tour (24,9%); visita à Estrada Parque (20,9%); compras na Bolívia (41,5%) e os que visitaram o balneário (0,7%).

A permanência média do visitante durante o ano de 2015 foi de 3,58 dias, 6,5% maior que no ano de 2014, onde a permanência média foi de 3,36 dias, tempo característico do turista motivado pelo lazer que costuma permanecer mais dias no destino.

 

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