Dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para a indústria de transporte aéreo, apontam para a importância de embarcar munido de um seguro viagem
EDIÇÃO DO DT com Agências
Dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para a indústria de transporte aéreo, mostram que, em média, 25 milhões de bagagens são perdidas por ano em todo o mundo, durante as viagens de avião. Esses dados evidenciam a importância de contratar um seguro viagem durante os preparativos para os destinos internacionais, reabertos para os brasileiros após dois anos de pandemia.
“Decolar com tranquilidade é o início de uma viagem perfeita. Costumo dizer que um planejamento de sucesso para uma viagem internacional inicia pela organização dos documentos. Contemplar um seguro viagem robusto é fundamental para que as expectativas das melhores férias sejam alcançadas”, afirma o head de Seguro Viagem da Omint, Fábio Pessoa, em nota oficial enviada por e-mail à redação do DIÁRIO. “Todo viajante está sujeito a imprevistos e o extravio da bagagem é uma das eventualidades que mais ocorrem ao redor do mundo”, complementa Pessoa.
O DIÁRIO visitou o site da SITA e usou dados da pesquisa como fonte para esta matéria.
Os dados da empresa revelam que, além do extravio de bagagem, 75% dos casos são malas que chegam atrasadas, 20% das bagagens são danificadas e 5% acabam perdidas ou roubadas.
“O viajante que embarcar munido de um bilhete emitido pela Omint Seguros conta com a cobertura em caso de extravio de bagagem e com a Compensação por Demora na Localização da Bagagem, que pode conceder até R$ 250,00 após as primeiras 24 horas para suprir as necessidades imediatas”, explica Pessoa.
Segundo o comunicado da seguradora, em situações como extravio permanente, roubo ou furto qualificado de bagagem, as coberturas podem chegar a até R$ 4.750,00. “O Seguro Viagem Omint prevê entre outras coberturas, o extravio definitivo de bagagem. Nesse caso, o cliente recebe integralmente o valor da cobertura contratada, independentemente do valor pago pela companhia aérea. Esse é um grande diferencial do nosso produto”, explica Fabio Pessoa.
Demais coberturas para viajantes internacionais
Segundo o comunicado, além das coberturas de bagagem, o seguro viagem Omint também protege em casos de urgências e emergências, oferecendo o atendimento ou reembolso de despesas médico-hospitalares ou farmacêuticas para tratamento clínico e/ou cirúrgico, em caso de acidentes pessoais ou enfermidades súbitas e agudas durante a viagem. Também conta com condições para coberturas de doenças preexistentes e uma rede de saúde internacional à disposição, com alta qualidade e segurança.
De acordo com o informativo, a importância do seguro viagem não está relacionada somente a valores. Muitas situações podem acontecer no decorrer da viagem que comprometem a tranquilidade, como furto e roubo de documentos. “Há casos em que o viajante pode precisar lidar com trâmites mais complicados e, em muitos casos, em um idioma desconhecido. Processos consulares, incidentes diplomáticos, emissões de passagens urgentes e repatriações são cenários possíveis em uma viagem”, explica. “E a nossa equipe vai proporcionar todo o respaldo para esses casos, inclusive a assessoria jurídica necessária para orientações sobre quais ações tomar”, complementa.
Por fim, segundo o comunicado, outra vantagem do seguro viagem da empresa é a prestação de serviços de alto nível aos viajantes nos cinco continentes, por meio da parceria com a International Assistance Group (IAG), rede mundial provedora de serviços especializados em assistência ao viajante, com mais de seis mil profissionais, 46 centros de atendimento ao usuário e atendimento telefônico em até cinco idiomas.
Para realizar a simulação de valores para um seguro viagem internacional e outras informações, acesse o site da Omint.