A Embraer assinou um pedido firme com a Horizon Air para fornecer 30 jatos E175. O acordo também inclui opções de compra para outras 33 aeronaves do mesmo modelo. Considerando que todas as opções sejam exercidas, o contrato tem valor de US$ 2,8 bilhões, com base em preços de lista.
Segundo comunicado da fabricante brasileira de aeronaves, o acordo será incluído na carteira de pedidos do segundo trimestre deste ano e as entregas devem começar no segundo trimestre de 2017. Os jatos voarão exclusivamente para a marca Alaska Airlines. A Horizon Air é uma subsidiária da Alaska Air Group e realiza voos para 39 cidades entre Estados Unidos e Canadá.
Com o contrato de agora, a Embraer informa já ter vendido 332 jatos E175 para empresas aéreas da América do Norte desde janeiro de 2013, recebendo mais de 80% de todos os pedidos nessa categoria. Os jatos oferecidos à Horizon Air contarão com melhorias de aerodinâmica introduzidas pela Embraer em 2014 e outros avanços técnicos, como a redução no consumo de combustível.
Veja também as mais lidas do DT
Ainda de acordo com o comunicado, os jatos de 76 lugares serão configurados em três classes de serviços, sendo 12 assentos na primeira classe, 16 na classe premium e 48 na cabine principal.
Desde que entrou em serviço, no ano de 2004, a família de E-Jets recebeu mais de 1,7 mil pedidos e mais de 1,2 mil jatos já foram entregues. As aeronaves voam atualmente em frotas de 70 clientes de 50 países. (VALOR)