por Paulo Atzingen, de Porto de Galinhas (PE)*
Dan Matheson participa de feiras de turismo no Brasil há mais de uma década. Sua operadora, a Discover Brazil Tours participa das rodadas de negócio na Destination Brazil Travel Mart, que acontece dias 18 e 19 em Porto de Galinhas, Pernambuco.
Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Matheson lembrou que há duas décadas – sua operadora tem 28 anos – as vendas eram mais diversificadas: “vendíamos tudo para o Brasil: hotéis, grupos, casais, solteiros, para a Europa, Africa, Japão, Ásia; hoje a coisa mudou muito”, explica. Segundo ele, as vendas foram impactas por vários fatores, um deles foram as OTAs (Agencias On Line), a outra a própria quebra do banco Lehman Brothers, em 2008. “O poder aquisitivo da classe média diminuiu e se concentrou nos níveis mais altos”, disse ao DT. “Atualmente minhas vendas para o Brasil são mais para grupos fechados e principalmente, quase que exclusivamente para lazer”,completou.
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Visto
A isenção de visto para o americano foi lembrada também por Matheson. “Foi muito inteligente a medida do governo brasileiro liberando o visto por 90 dias, no entanto esse período poderia se estender. Dan explicou que, quando está em um processo de venda, percebe que todos os empecilhos são superados e aceitos pelo cliente quando decide vir ao Brasil, o que realmente dificulta as vendas é a exigência de visto de entrada. “O cliente aceita vir quando o alertamos das questões sanitárias delicadas,dos problemas de segurança e do problema da língua. Mas quando falo que é preciso o visto, ele desiste da compra”, lamenta o operador. “Essa exigência é uma burrice”, frisou.
*O jornalista viajou a Porto de Galinhas convidado pela Associação de Hotéis de Porto de Galinhas