Segundo empresa hoteleira, conceito e planejamento estratégico desenvolvidos pela agência Meza, campanha “Le Club Xperience”, reverteu ativação de clientes e aumentou o gasto médio em hospedagem em 26%, venceu Prêmio Abemd
Agências com Edição do DIÁRIO
A Accor Hotels apresentou nesta quinta-feira (23) algumas análises e interpretação do seu “Le Club Xperience” – um programa de relacionamento do grupo. Segundo a empresa, a partir de uma pesquisa realizada com um grupo de clientes com objetivos de entender seu comportamento e suas necessidades, percebeu-se que muitos não conheciam os benefícios e os pilares do programa, tais como: tarifas exclusivas, serviços vips, parcerias e eventos. Diante disto, a campanha, com conceito, planejamento estratégico e parte das peças desenvolvidos e criados pela agência Meza, teve como direcionamento criar técnicas de comunicação para aproximação com este público, elaborando conteúdos exclusivos e oferecendo novas experiências, além de reforçar benefícios importantes já oferecidos.
Veja também as mais lidas do DT
Gasto médio cresceu
“O conceito desta campanha foi desenhado pela agência visando a interação entre a marca e seus usuários”, afirma Marcelo Zampini, Diretor de Criação e sócio da Meza. Os resultados tiveram repercussão bastante positiva no cenário financeiro da empresa. “O gasto médio em hospedagem cresceu 26% no período. Além disso, a quantidade de RNS (diárias) foi 21% maior que a dos demais associados. Comparada a um grupo de controle de clientes com o mesmo perfil, a taxa de ativação foi 8% maior em 2015, sendo 2,5 vezes maior no Le Club Xperience”, conclui Débora Jordão, gerente de Comunicação e CRM Latin America da Accor Hotels.
A meta de ativação estipulada em 20% foi alcançada (21%). A taxa referente à abertura de comunicações foi três vezes maior que a de clientes ativos do programa, chegando a 32%. O número de cliques por comunicações entregues dobrou em relação aos ativos. O case ficou em 1º lugar na categoria CRM/DataBase/Loyalty e
DADOS DE MERCADO:
- O estudo Hotelaria em Números, realizado há 22 anos pela consultoria JLL apoiado pelo FOHB, diante de um cenário de baixo crescimento econômico, apontou que o aumento da receita por apartamento, foi mais modesto em 2014 do que nos anos anteriores, já que mesmo o impacto positivo da Copa do Mundo nos principais mercados hoteleiros nacionais não foi suficiente para compensar o fraco ritmo de crescimento da economia do país. Com a ativação do “Le Club Xperience”, a Accor registrou 26% de aumento no gasto médio por hospedagem em 2015.
- Ainda segundo a pesquisa, a taxa de ocupação caiu um ponto percentual em relação ao ano anterior, encerrando 2014 em 64,9%. A quantidade de RNS (diárias) foi 21% maior entre as pessoas que participaram do Programa de Relacionamento, que a dos demais associados da AccorHotels.