2º Fórum Anseditur: “Precisamos internalizar a nova lógica de fazer turismo”, afirma Larissa Almeida

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“O viajante que busca o turismo criativo não quer apenas consumir. Ele participa da construção da experiência”, diz co-fundadora da rede de turismo criativo Recria

POR ZAQUEU RODRIGUES

No 2º Fórum da Anseditur (Associação Nacional de secretários e dirigentes de turismo), que acontece em Recife (PE) com a participação de 100 lideranças de 19 estados brasileiros, a co-fundadora da Recria e autora do livro Turismo Criativo, Larissa Almeida, destacou que o turismo criativo conecta saberes e preserva as tradições.
A especialista explicou que a essência do turismo criativo é a criação conjunta entre anfitrião e visitante. “No turismo criativo, todos precisam estar abertos para ensinar e aprender. A modalidade representa uma mudança de consciência de ambos os lados sobre a relação com o território e o jeito de fazer turismo”, observa Larissa.
Larissa apontou algumas características do perfil do turista criativo. “O viajante não quer apenas ir a um local, consumir a gastronomia, por exemplo, e pronto. Ele viaja com propósito. Ele quer participar da construção dessa experiência desde o início e se conecta com a cultura local. Ele é um co-criador da vivência”.
O turista criativo se preocupa com o desenvolvimento sustentável do destino. Ele não consome apenas em um único local durante a visita ao destino. Ele consome de modo consciente e pulveriza seus gastos de modo que o máximo de pessoas e empreendedores locais sejam beneficiados.

“No turismo criativo, todos precisam de estar abertos para ensinar e aprender”, afirma Larissa Almeida no 2º Fórum da Anseditur, que acontece no Teatro do Parque, em Recife

Larissa diz que o mercado precisa ter paciência pedagógica com o turismo criativo, que é desenvolvido principalmente por pequenos empreendedores. “Hoje, quem vende o turismo criativo são os pequenos produtores, artistas, artesãos e os criativos. Portanto, precisamos internalizar a nova lógica de fazer turismo”.
A especialista constata que o turismo criativo está expandindo no Brasil. “Muitos destinos estão investindo no turismo criativo, como Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Brasília, São Paulo. “O turismo criativo é uma ferramenta para a manutenção das tradições populares. E a criatividade é assim: quando mais usamos, mais temos”, ensina.

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