Agências com Edição do DIÁRIO
Mais de 80 mil turistas e uma receita gerada de US$ 30,5 milhões. Estes são os números estimados para a edição deste ano do Círio de Nazaré, que foram apresentados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (Dieese-Pa), nesta quinta-feira (1º), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
“Os números são fundamentais para o planejamento, não somente para o setor público quanto para o privado. E a partir do estudo desses números é possível traçar estratégias dentro da dinâmica da festividade e da evolução da competitividade do mercado. Isso parte de um trabalho maior que tem como objetivo fazer gradativamente desse estado a obra-prima da Amazônia”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O Pará é um privilegiado por ter um produto turístico como o Círio de Nazaré, que atende o segmento religioso, trazendo novos postos de trabalho, geração de renda e melhor qualidade de vida ao paraense”, concluiu.
Veja também as mais lidas do DT
A apresentação feita pelo economista do Dieese-PA, Roberto Sena, e pelo coordenador de Estudos, Estatísticas e Pesquisas da Setur, Admilson Alcântara, mostrou que o Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%) são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense por ocasião do Círio de Nazaré. A pesquisa revelou também que a principal faixa etária é de 35 a 50 anos (31,1%), que o avião (58,3%) é o meio de transporte mais utilizado, hospedados preferencialmente na casa de parentes (33,2%) e hotéis (32,2%), e permanecendo em média 7,38 dias em Belém.
“Somos o único estado do país a ter uma pesquisa voltada ao segmento do turismo religioso com esta magnitude, de um ícone que é o Círio de Nazaré, com números consolidados e bastante consistentes”, destaca Sena.
A Basílica de Nazaré (26%), Estação das Docas (24,3%), Ver-o-Peso (20,7%), Mangal das Garças (9,3%) e Portal da Amazônia (3,5%) são os cinco locais mais visitados e procurados pelo turista durante sua estadia na capital paraense para a festividade do Círio. Além disso, os visitantes apontaram a gastronomia, a hospitalidade, os pontos turísticos, a religiosidade e a cultura como os principais pontos positivos da cidade.
Romaria Fluvial e Agenda de Trabalho
Durante a divulgação da pesquisa, a Setur e a Capitania dos Portos apresentaram a bandeira de identificação das embarcações participantes do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial e também os adesivos de identificação que serão colocados nos jet skis que acompanharem a procissão das águas.
Por fim, foi divulgada a Agenda de Trabalho do Círio 2015, com as programações e ações que serão realizadas pelas diversas instituições parceiras, como a Diretoria da Festa de Nazaré, Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, Pastoral do Turismo (Pastur), Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Sistema Integrado de Museus (SIM), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Infraero, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Capitania dos Portos,Companhia Independente de Policiamento Turístico do Pará (Ciptur/PM), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), prefeituras de Belém e de Marituba.
Texto: Israel Pegado – Ascom Setur
Fotos: Rodolfo Oliveira – Agência Pará