Pará divulga pesquisa do Dieese: mais de 80 mil turistas irão ao Círio de Nazaré

Agências com Edição do DIÁRIO

Mais de 80 mil turistas e uma receita gerada de US$ 30,5 milhões. Estes são os números estimados para a edição deste ano do Círio de Nazaré, que foram apresentados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (Dieese-Pa), nesta quinta-feira (1º), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Os números são fundamentais para o planejamento, não somente para o setor público quanto para o privado. E a partir do estudo desses números é possível traçar estratégias dentro da dinâmica da festividade e da evolução da competitividade do mercado. Isso parte de um trabalho maior que tem como objetivo fazer gradativamente desse estado a obra-prima da Amazônia”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O Pará é um privilegiado por ter um produto turístico como o Círio de Nazaré, que atende o segmento religioso, trazendo novos postos de trabalho, geração de renda e melhor qualidade de vida ao paraense”, concluiu.

A apresentação feita pelo economista do Dieese-PA, Roberto Sena, e pelo coordenador de Estudos, Estatísticas e Pesquisas da Setur, Admilson Alcântara, mostrou que o Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%) são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense por ocasião do Círio de Nazaré. A pesquisa revelou também que a principal faixa etária é de 35 a 50 anos (31,1%), que o avião (58,3%) é o meio de transporte mais utilizado, hospedados preferencialmente na casa de parentes (33,2%) e hotéis (32,2%), e permanecendo em média 7,38 dias em Belém.

“Somos o único estado do país a ter uma pesquisa voltada ao segmento do turismo religioso com esta magnitude, de um ícone que é o Círio de Nazaré, com números consolidados e bastante consistentes”, destaca Sena.

A Basílica de Nazaré (26%), Estação das Docas (24,3%), Ver-o-Peso (20,7%), Mangal das Garças (9,3%) e Portal da Amazônia (3,5%) são os cinco locais mais visitados e procurados pelo turista durante sua estadia na capital paraense para a festividade do Círio. Além disso, os visitantes apontaram a gastronomia, a hospitalidade, os pontos turísticos, a religiosidade e a cultura como os principais pontos positivos da cidade.

Durante a apresentação foi divulgada a Agenda de Trabalho do Círio 2015, com as programações e ações que serão realizadas pelas diversas instituições parceiras .FOTO: RODOLFO OLIVEIRA - Agencia Pará)
Durante a apresentação foi divulgada a Agenda de Trabalho do Círio 2015, com as programações e ações que serão realizadas pelas diversas instituições parceiras .FOTO: RODOLFO OLIVEIRA – Agencia Pará)

Romaria Fluvial e Agenda de Trabalho

Durante a divulgação da pesquisa, a Setur e a Capitania dos Portos apresentaram a bandeira de identificação das embarcações participantes do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial e também os adesivos de identificação que serão colocados nos jet skis que acompanharem a procissão das águas.

Por fim, foi divulgada a Agenda de Trabalho do Círio 2015, com as programações e ações que serão realizadas pelas diversas instituições parceiras, como a Diretoria da Festa de Nazaré, Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, Pastoral do Turismo (Pastur), Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Sistema Integrado de Museus (SIM), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Infraero, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Capitania dos Portos,Companhia Independente de Policiamento Turístico do Pará (Ciptur/PM), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), prefeituras de Belém e de Marituba.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

Fotos: Rodolfo Oliveira – Agência Pará

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias