(Marcos Vinícius Sokabe, repórter freelancer do DIÁRIO)
Componente da programação da Vila do Saber na ABAV Expo deste ano, mais especificamente presente na Arena da Inovação, a palestra Negócios Inovadores: Turismo e vida ao ar livre – promovido pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ocorrera nesta quinta-feira (22).
Veja também as mais lidas do DT
A mesa dos palestrantes fora composta por Alexandre Sarri, Luiz Del Vigna e Luciana Sagi, que promoveram apresentações a fim de discutir o turismo de aventura como uma via econômica possível, sustentável e curativa das mazelas do urbanismo exacerbado.
“O mundo contemporâneo é primeiramente conectado, depois é competitivo; o sentimento de competição nos permeia. O mundo é, também, barulhento. Superficial. Urbano e caótico. De algum modo, acreditamos que o turismo de aventura não é sumariamente apenas um novo viés econômico, mas um remédio para as agruras do cotidiano.” – explica Luiz Del Vigna, executivo da ABETA.
Do ponto de vista do business, a demanda por viagens de aventura e experiências paisagísticas tende a crescer exponencialmente, devido ao fato da grande maioria da população não possuir acesso a elas nos centros urbanos. “Cerca 80% da população brasileira já vive em cidades.” – continua o executivo.
“Destinos ao ar livre são oportunidades de negócios, elas refletem o panorama da economia criativa, tão falada. Envolvem artes, culinária, dança… cultura, essencialmente. Todo o pacote que viajar proporciona em sentido sensor para a pessoa. É o novo desafio do século 21: encontrar como mudar essa realidade econômica.”– encerrou Del Vigna.
Mais informações sobre a programação na Arena da Inovação – Vila do Saber, e, para conhecer a ABETA, basta clicar nos referidos nomes linkados.