quinta-feira, julho 31, 2025
InícioEconomia do turismo36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além...

36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além das vias tecnológicas

No primeiro dia de atividades do tradicional encontro do setor hoteleiro do Sul do País, o 36º Encatho & Exprotel, que se realiza até quinta-feira (31), no Centrosul, em Florianópolis, combina conteúdo e exposição de serviços e produtos. Um olhar diferenciado no bem receber é destaque nas palestras a serem realizadas nesta quarta-feira (30).

por Cecília Fazzini, de Florianópolis*

Para abrir o debate em torno de como inovar e revestir de qualidade o modo de acolher da hotelaria, Daliana Stephanie Lecuona, Mestre em Ciência do Desenvolvimento Humano, graduada em educação física e analista do sistema de hospedagem do SESC de Santa Catarina. Ao abordar o tema “Hospitalidade com Sentido” ela, que se auto define como alguém apaixonada pelo brincar, ressaltou o diferencial do entretenimento dentro das estruturas dos hotéis.

Para além das vias tecnológicas, a apresentação sintetizou como inserir a conexão que acolhe na recreação. O modelo já está implantado nas três unidades hoteleiras catarinenses do SESC, nas cidades de Blumenau, Cacupé e Lages. “Conforto, satisfação e bem-estar”, constituem o tripé que assegura, sobretudo a preservação e lembranças. “Nosso objetivo é deixar a nossa digital dos negócios na hotelaria e turismo”, confirmou Lecuona.

Pilares da programação hoteleira

O trabalho desenvolvido pela especialista contempla três frentes: programação familiar, envolvimento com a cultura local e constante qualificação e investimentos. Acolher a demanda parte de atividades que integram toda a família, atividades coletivas, “pais e filhos brincando junto”, elucida a representante do SESC. Na prática, um projeto, entre outros, exemplifica a iniciativa, denominada “Movimento brincante”, acervo natural e materiais inusitados – para envolver adultos e crianças, numa imersão com a natureza e materiais não estruturados. Todos elementos encontrados no meio ambiente, que convida a aguçar os sentidos e estabelecer a memória afetiva.

36º Encatho
O trabalho desenvolvido pela especialista contempla três frentes: programação familiar, envolvimento com a cultura local e constante qualificação e investimentos (Crédito: Cecília Fazzini – DT)

Pacotes temáticos, baseados em datas comemorativas, temporada de verão e experiência de imersão, com personagens e vivências propostas, em especial aos hóspedes mirins, contemplam encenações, personagens e atividades propostas de forma exclusiva. Numa soma de esforços do time dos hotéis catarinenses do SESC, considera Lecuona.

ENCATHO – EXPROTEL

*A jornalista viajou a convite da organização do evento com seguro viagem da Europ Assistance

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque