3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira celebra sabedorias regionais

Continua depois da publicidade

Com ampla programação, evento realizado pela Associação Cozinha da Mantiqueira acontece em Campos do Jordão (SP) até o dia 29 de outubro

POR ZAQUEU RODRIGUES

Campos do Jordão, cidade abençoada pela Serra da Mantiqueira, esbanja tranquilidade e momentos de contemplação. Então, comecemos sem pressa, apreciando a paisagem enquanto descemos a serra rumo ao histórico bairro dos Mellos, um refúgio que inspira uma viagem por uma Campos do Jordão profunda e tranquila.

Veja também as mais lidas do DT

Essa imersão nas tradições locais e sabedorias naturais que conectam gerações é a essência da Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira. Em sua terceira edição, o evento foi inaugurado dia 13 de setembro e acontece em Campos do Jordão até o dia 29 de outubro.

Realizado pela Associação Cozinha da Mantiqueira, a Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira une educação e tradição em uma ampla programação elaborada para despertar os sentidos de todas as idades. A agenda reúne bares, restaurantes, vinícola e cervejarias artesanais em vivências de harmonização de pratos e cervejas artesanais.

“Eu queria uma comida afetiva que remetesse a um domingo em casa. Eu busquei a inspiração dentro da minha família. A minha mãe e avós eram do bairro” [Foto – Zaqueu Rodrigues]

Ambiente que abraça

Um dos restaurantes participantes da 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira é o Dona Chica na Horta, no histórico bairro dos Mellos. Obra do chef Anderson Oliveira, o restaurante funciona dentro de uma estufa de orgânicos localizada no Espaço Chão.

Ao redor das mesas, flores, verduras, legumes, mudas, plantas… É um ambiente que abraça. O chef Anderson Oliveira conta que o nome Dona Chica celebra a sua bisavó Chica. “Eu queria uma comida afetiva que remetesse a um domingo em casa. Eu busquei a inspiração dentro da minha família. A minha mãe e avós eram do bairro”.

Na brasa

O chef Anderson é apaixonado pelo fogo. “A gente cozinha e finaliza na brasa. Temos esse encanto de cozinhar com lenha. O alimento feito na brasa, na lenha, tem um sabor especial” [Foto – Zaqueu Rodrigues]O restaurante fundamenta-se no conceito do campo à mesa. Ao redor das mesas estão hortas, canteiros, plantas, flores, legumes… “Valorizamos muito os ingredientes. A gente aplica aqui no restaurante uma técnica argentina, que é o rescaldo dos legumes. O nosso trabalho é de valorização do regionalismo, das tradições e das culturas”.

O chef Anderson é apaixonado pelo fogo. “A gente cozinha e finaliza na brasa. TemoS esse encanto de cozinhar com lenha. O alimento feito na brasa, na lenha, tem um sabor especial. Aqui no Dona Chica na Horta temos essa possibilidade de explorar mais esse mundo do fogo e usamos a defumação como ingrediente, como tempero”, ensina.

A receita do restaurante para o evento é o Cupim na brasa com mandioca e vinagrete de pinhão, harmonizado com a cerveja Gard Weizenbok [Foto – Zaqueu Rodrigues]

Cupim na Brasa

É essa sabedoria do fogo que representa o Dona Chica na Horta nesta 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira. A receita do restaurante para o evento é o Cupim na brasa com mandioca e vinagrete de pinhão, harmonizado com a cerveja Gard Weizenbok. O prato foi preparado pelos chefs Anderson Oliveira e Paulo Alves. O resultado é como… um abraço bem apertado.

 

Vida integrada

O casal anfitrião do espaço chão, Ingrid Nendza e Marcos Aurélio, conta que se casaram na estufa do lugar. Desde então, continuam nutrindo a vida e o amor que floresce nesse chão [Foto – Zaqueu Rodrigues]

Parque da Terra

O Espaço Chão é um ambiente que inspira conexões e vivências genuínas com os ciclos naturais da vida por meio de hortas, o restaurante Dona Chica na Horta, o bar do lago, as plantações de feijão e arroz, a contemplação. O local conta com armazém com produtos regionais, feira de orgânicos aos finais de semana, trilhas… e estrutura preparada para realizar eventos.

No dia 23 (de setembro) será inaugurado o Parque da Terra, projeto que aprofunda a conexão com a terra por meio de jardins, brinquedos feitos de madeira e argila, culturas agrícolas sazonais, florestas, espaço de contemplação, parque naturalizado, parque pet e curiosidades sobre a vida da terra.

O casal anfitrião do Espaço Chão, Ingrid Nendza e Marcos Aurélio, conta que se casaram na estufa do lugar. Desde então, continuam nutrindo a vida e o amor que floresce nesse chão. “Os desenhos das plantações foram acontecendo de modo sensitivo, como se a terra nos dissesse como ela quer se desenvolver. O terreno é harmônico em função do desenho que a terra pediu. A gente não fica intervindo”, diz Marcos.

“O maior aconchego é ver as crianças no espaço chão”, revela Ingrid [ Foto – Zaqueu Rodrigues]

Sem separação

“Não há uma separação entre o nosso modo de vida e esse lugar. O espaço chão foi crescendo de modo natural, com amor e liberdade. O próprio lugar, desde que a gente se casou aqui, se revelou. Os Marcos é quem mete a mão na terra e eu quem semeio tudo aqui – o milho, as sementes, as mudas… Cada um de nós tem uma atividade com a terra”, conta Ingrid.

O casal diz que o próximo passo é fortalecer a parte educativa. “A gente sempre teve essa linha e queremos agora ampliar essa dinâmica da educação. A gente recebe crianças vindas das escolas. Não basta produzir e mostrar. Temos que aprofundar. E as crianças são o melhor caminho, pois elas ensinam aos pais. É um caminho de resgate”, afirma Marcos. “O maior aconchego é ver as crianças no espaço chão”, revela Ingrid.

Abertura conecta educação e tradição

Os participantes tiveram a oportunidade de experienciar uma degustação e harmonização de 5 cervejas artesanais com alimentos regionais [Foto – Zaqueu Rodrigues]

Degustação

A 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira foi inaugurada nesta quinta-feira (13) no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, parceiro educativo do evento.

Sob a condução do professor do Senac Fernando Oliveira e alunos de gastronomia, os participantes tiveram a oportunidade de experienciar uma degustação e harmonização de cervejas artesanais com alimentos regionais.

“Apresentamos um painel com 5 rótulos de 5 cervejarias de Campos do Jordão, mostrando a diversidade de estilos. Tivemos cervejas da escola alemã, da escola inglesa e da escola americana. Só não tivemos da escola belga”, conceitua Fernando.

A agenda desta 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira contempla toda a família com jantares e festas temáticas, visitas às cervejarias, degustações, harmonização… [ Foto – Zaqueu Rodrigues]

Diferentes perfis de cerveja

As cervejas foram Vivaah Weiss Cervejaria Vivaáh; Gard Tmavé Dark Lager – Cervejaria Gard; Caras de Malte New England IPA – Cervejaria Caras de Malte; Vemaguet 67 IPA Turbinada – Cervejaria Vemaguet 67; e Campos do Jordão/ Backbone Barley Wine – Cervejaria Campos do Jordão.

 

O professor explica que são cervejas com perfis diferentes. “Duas foram produzidas com potência de sabor focada nos ingredientes – malte de cevada e trigo; outras duas com foco nos lúpulos, que foram as Ipas; e a última foi uma cerveja com foco no malte caramelado, mais doce”.

Da esquerda para a direita – Chef Anderson Oliveira (Dona Chica na Horta), André Barbedo (Secretário de Turismo de Campos do Jordão) e Ricardo Elcheino (Ike) (Presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira – realizadora da 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira [Foto – Sidnea Chagas]
Para harmonizar com as cervejas foram escolhidos alimentos típicos da região, afirma o professor. “A ideia foi provar comida, bebida, comida, bebida, comida… alternando desta forma para poder entender que a harmonização pode ser bastante versátil. Valorizamos os ingredientes da região Campos do Jordão e Serra da Mantiqueira por meio de queijos, cervejas regionais, truta, cogumelo”.

Tradições regionais 

A agenda desta 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira é diversificada e contempla toda a família com jantares e festas temáticas, visitas às cervejarias, degustações, harmonização e vivências que percorrem as tradições locais.

Neste sábado (16) acontece o Concurso Mestre Cervejeiro de Panela. Na edição deste ano, 88 cervejeiros amadores de todo o Brasil concorrem às premiações das cervejarias apoiadoras do concurso –  Campos do Jordão, Caras de Malte e Vemaguet67.

As cervejas Campos do Jordão/ Backbone Barley Wine – Cervejaria Campos do Jordão; Vemaguet 67 IPA Turbinada – Cervejaria Vemaguet 67; Caras de Malte New England IPA – Cervejaria Caras de Malte; Gard Tmavé Dark Lager – Cervejaria Gard; e Vivaah Weiss – Cervejaria Vivaáh [Foto – Sidnea Chagas]
Presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira eleito em março deste ano, Ricardo Elcheino explica que 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira proporciona uma experiência enogastronômica singular aos turistas.

“O evento valoriza a gastronomia regional e celebra a forte rota cervejeira artesanal da Serra da Mantiqueira, contemplando os produtores locais”, ressalta Elcheino.

Presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira, Ricardo Elcheino explica que 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira proporciona uma experiência enogastronômica singular aos turistas. Cervejaria Patagônia é patrocinadora do evento [ Foto – Zaqueu Rodrigues]
Acompanhe tudo sobre a 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira pelo instagram da Cozinha da Mantiqueira @cozinha.mantiqueira

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade