Embratur e Mtur lançam painéis digitais de dados sobre turistas estrangeiros

Continua depois da publicidade

A Embratur e o Ministério do Turismo lançaram, nesta quinta-feira (14), o “Painel de Dados do Turismo”, plataforma digital que reúne dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros, a movimentação financeira dos visitantes no Brasil e a malha aérea internacional em nosso país.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A nova ferramenta dá mais transparência às informações e é uma importante ferramenta de pesquisa e de inteligência para empresários do setor, gestores federais, estaduais e municipais, além de imprensa e sociedade no geral.

Veja também as mais lidas do DT

O painel foi apresentado em uma coletiva de imprensa, com a presença do presidente Marcelo Freixo e do ministro Celso Sabino. Freixo destacou que a disponibilização dos dados faz parte de um compromisso assumido pela gestão no início do ano, com o objetivo de subsidiar o setor para qualificar e desenvolver ainda mais o turismo internacional no Brasil.

“Montamos uma gerência de Informação e Inteligência de Dados, sob comando de Mariana Aldrigui, para tocar esse trabalho na Embratur. Agora, com a divulgação desses painéis, prefeitos, governadores, demais autoridades e o trade do turismo vão poder monitorar de uma forma mais qualificada a chegada dos visitantes estrangeiros e planejar ações para melhorar a recepção aos turistas”, disse Freixo.

“Era um desejo e, agora, é uma realidade. Esses dados vão colaborar na elaboração de políticas públicas de turismo que ajudem a trazer cada vez mais turistas internacionais ao Brasil”, afirmou o presidente da Embratur durante a coletiva.

Para o ministro Celso Sabino, o Brasil vive um novo momento que influencia direta e positivamente no turismo. “Estamos trabalhando para lançar programas de promoção internacional e fomentar o turismo interno. Agradeço ao Freixo e à equipe da Embratur por estar liderando essa retomada da imagem do Brasil no exterior”.

Painel Embratur
O painel foi apresentado em uma coletiva de imprensa, com a presença do presidente Marcelo Freixo e do ministro Celso Sabino. (Crédito: Mintur)

Como funciona

A partir de agora, três painéis estão disponíveis para consulta no site do Painel de Dados do Turismo. O primeiro monitora a chegada de turistas estrangeiros no Brasil, com dados da Polícia Federal. Entre as principais funcionalidades e pesquisas que podem ser feitas, estão:

– Número total de turistas que ingressaram no Brasil de 2018 até 2013 e por UF;
– Origem dos visitantes (por país, continente ou via de acesso);
– Ranking dos principais países emissores de turistas estrangeiros para o Brasil;
– Ranking das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil;
– Acesso aos comparativos históricos mensais e anuais e por UF.

Turismo internacional em agosto

Logo na estreia, o painel já mostrou dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros no Brasil em 2023. De janeiro a agosto, o nosso país recebeu mais de quatro milhões de visitantes do exterior, o que representa 111% do total recebido em 2022. “O principal objetivo da plataforma é disponibilizar esses dados com transparência e agilidade, para ajudar o trade brasileiro a trabalhar com um pouco mais de previsibilidade na tomada de decisões”, explicou a gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui.

O segundo painel traz dados sobre as receitas internacionais com o turismo no Brasil, a partir do monitoramento realizado pelo Banco Central. A ferramenta mostra os gastos de visitantes estrangeiros por ano e por mês, de 2013 até 2023.

A malha aérea internacional é o destaque do terceiro painel. Nele, é possível saber a quantidade de voos e assentos em voos internacionais programados para o Brasil, com filtros por aeroporto de origem e destino, companhia aérea, dia da semana e mês do ano, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Em breve, novos painéis

A divulgação desses dados é só o começo da estratégia da Embratur de dar transparência às informações do turismo internacional. A Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Agência planeja lançar, nos próximos meses, outras ferramentas que trarão detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea de turistas estrangeiros ao Brasil, como, por exemplo, a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, e as conexões utilizadas por turistas internacionais antes de chegar ao destino final.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade