4° Motel Design é destaque por promover a acessibilidade através do design universal

Continua depois da publicidade

(Edição do Diário com agências)

Ocorrerá, no São Paulo Expo, entre os dias 19 e 22 de setembro, o 4° Motel Design – evento da rede hoteleira conhecido por trazer à luz novas tendências e alicerces para a forma mais popular de hospedagem do mundo: os motéis. A Associação Brasileira de Motéis (ABMOTEIS) será parte componente da Equipotel – este que se configura como o principal encontro do setor e é preponente qualitativo na hospitalidade, alimentação e serviços da América Latina. Neste ano, a pauta em destaque será a acessibilidade nas redes de hospedagem, promovendo uma discussão essencial quanto à inclusão de todos e todas, e o melhoramento de serviços aos portadores de condições especiais. Uma suíte que tem como apelo um projeto universal; que contempla espaços em dualidade, isto é, que sejam capazes de atender qualquer pessoa, independentemente de possuírem ou não deficiência.

O design será apresentado como mecanismo fundamental para a elaboração de projetos universais deste cunho, posto que as soluções dizem respeito a complicações comuns que emergem na vida de alguns. Regulação de altura da cama na transferência para a cadeira de rodas, sanitário com espaço ampliado e inclusão de barras de apoio, chuveiro com assento e alavancas nas torneiras, melhor posicionamento do espelho na pia e outras melhorias a fim de que a locomoção e estadia sejam plenas e proveitosas.

Veja também as mais lidas do DT

“O estande da ABMOTÉIS na Equipotel é o local onde os empresários do setor se reúnem para trocar ideias e falar sobre as novidades e tendências, principalmente em termos de qualidade, modernização das instalações e equipamentos, além do investimento nos apartamentos com tecnologias de última geração. Neste ano, o desafio é reunir a beleza e acessibilidade em um único espaço”, declara Eusébio Ribeirinha, presidente da ABMOTÉIS.

Destaca ainda o executivo que os pontos positivos do projeto do quarto com desenho universal foram tantos que o ambiente não pode ser considerado especial para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, já que o conceito proporciona mais conforto e segurança a qualquer usuário.

O negócio que movimenta histórias e pessoas

Com cerca de 5 mil motéis no Brasil e uma movimentação aproximada de 3,5 bilhões de reais por ano, a rede moteleira é parte integrante dos scripts de viajantes. Vive no imaginário popular e, apesar da retração de lucros devido ao establishment econômico vigente no país, ainda é vista como um ramo rico de intercâmbio cultural e atendimento populacional em franca recuperação no mercado investidor brasileiro – o setor emprega 50 funcionários por motel, em média, que resultam em 250 mil regimes de contratação direta. Indiretamente fornecem trabalho a mais de 300 mil pessoas em prestações de serviços terceirizados ou são empregados de empresas fornecedoras. O escopo parece enorme, porém, logo adquire o ar diminuto perto da demanda de hóspedes e hospedagens: estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas por ano se estalem temporariamente em motéis por aqui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade