O subsecretário de Turismo, Benjamín Liberoff, destacou o importante processo de crescimento do setor turístico ao longo de todo ano e particularmente o turismo de praia
REDAÇÃO com Pasaporte News e Ministério do Turismo do Uruguai
O Uruguai recebeu no ano passado a cifra recorde de 4 milhões de visitantes, considerando os cruzeiristas e quem ingressou por via terrestre pela fronteira com o Brasil. A expectativa é que os ingressos provenientes desse fluxo de visitantes superem os US$ 2 milhões, informa documento do ministério do Turismo do país vizinho.
O Ministério do Turismo fez ações pontuais entregando aos visitantes camisetas com a legenda: “Soy uno de los 4 millones de visitantes de 2017”.
Veja também as mais lidas do DT
Os dados são a confirmação da tendência de crescimento verificado até 30 de novembro de 2017, cuja tendência de entradas foi superior a 20% em relação a 2016, que já havia sido um ano recorde.
O subsecretário de Turismo, Benjamín Liberoff, destacou o importante processo de crescimento do setor turístico ao longo de todo ano e particularmente o turismo de praia.
“Todo esse conjunto de elementos comprovam que o Uruguai é um dos poucos países no mundo que tem uma taxa de chegada em que a relação entre população e visitantes é muito alta em relação ao resto do mundo”, afirmou o vice-ministro.
Sobre a cifra de quatro milhões, Liberoff esclareceu que quando se fala em números totais incluem-se as entradas pelos aeroportos nacionais e internacionais, os 300 mil cruzeiristas que chegaram durante a temporada de cruzeiros – que vai de abril a novembro e cerca de 250 mil visitantes que ingressaram pela fronteira com o Brasil e que não realizam o processo de migração.
No que se refere às receitas em moeda estrangeira, os números até agora apontam para US$ 2 bilhões.
Força do trabalho
O turismo representa aproximadamente 7% do Produto Interno Bruto no impacto da atividade econômica no Uruguai, informa o ministério. “Se acrescentarmos que 8% da força de trabalho uruguaia está relacionada ao turismo, no momento em que eles estão procurando maneiras de criar emprego e também é um elemento que contribui para o programa geral de financiamento da operação do país, É um impacto extremamente importante que certamente se refletirá no que o Uruguai deve observar quando se trata de desenhar um horizonte de turismo 2030 “, concluiu Liberoff.