6 dicas de como aproveitar Campos do Jordão não só na temporada de inverno

Continua depois da publicidade

Roteiro apresenta pontos turísticos para curtir a cidade em qualquer estação, incluindo experiências cervejeiras e aventuras ao ar livre.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Visitar a cidade de Campos do Jordão na temporada de inverno é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível, mas o que nem todo mundo sabe é que a cidade conta com opções de turismo e lazer durante o ano inteiro. Situado na Serra da Mantiqueira, a região é cercada pelas montanhas e influenciada pela cultura europeia, perfeita para aqueles que almejam ter contato com a natureza. Pensando nisso, confira um roteiro para desbravar e curtir a cidade em qualquer estação:

Veja também as mais lidas do DT

A primeira parada é um banho de cachoeira. As opções ficam mais afastadas do centro turístico e não são muito conhecidas pelos visitantes. Entre elas está a Trilha da Cachoeira, margeada por araucárias e uma série de três quedas d’água. Outra opção é a Cachoeira Lenz, que fica dentro da propriedade da família Lenz César, e é considerada a mais longa e volumosa queda d’água de Campos do Jordão! Já para aqueles que gostam de adrenalina e têm preparo físico, a Cachoeira da Celestina é uma ótima aposta, com uma vista de tirar o fôlego. São 5 horas para subir 8,5 km, a uma altura de 1.910 metros, e é recomendado o acompanhamento de guias especializados.

Para os turistas que não têm medo de altura, a sugestão é o teleférico! Inaugurado em 1971 é o mais alto do país, chegando a mais de 1.500 metros de altura. O embarque acontece no Parque do Capivari e vai até o topo do Morro do Elefante, percorrendo 560 metros de extensão até o topo. O passeio custa R$40,00 por pessoa e é possível apreciar a vista do Parque Estadual de Campos do Jordão e a paisagem do Morro do Elefante. É um passeio tranquilo e durante a parada no Morro do Elefante, não há tempo mínimo para o retorno, o visitante pode permanecer no local para tirar fotos, apreciar a paisagem ou até comprar lembrancinhas dos artesãos locais.

Aos amantes da cerveja artesanal, a dica é aproveitar a fábrica da Baden Baden, uma das primeiras cervejas artesanais do país. A cervejaria da serra oferece uma experiência guiada em que o visitante pode aprender mais sobre os quatro rótulos da marca: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso com suco de maracujá na receita, além da Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo. e os processos de produção da cerveja. Durante a tour, de aproximadamente 50 minutos, também é possível conhecer o processo de produção das cervejas e sentir os aromas característicos dos ingredientes usados nos diferentes tipos de rótulos. Por fim, acontece a degustação, onde são servidas 4 pequenas doses para cada um dos visitantes. Uma tour deve ser agendada com antecedência e custa R$ 50,00.

Tradicional na cidade, e que não pode ficar de fora do roteiro, está o bairro Capivari, um dos pontos mais badalados e movimentados da região. Para quem gosta de boa gastronomia, lá é o lugar certo e reúne variadas casas de fondue, carnes, massas, chocolate, cervejarias – incluindo a cervejaria Baden Baden, que oferece uma cozinha típica e deliciosa da região -, e os diversos rótulos de cerveja da marca e muito mais. As principais e mais movimentadas ruas da Vila Capivari são fechadas apenas para pedestres, fazendo com que os restaurantes do bairro tenham mesas sobre a calçada, podendo assim comer ao ar livre enquanto aproveita a movimentação da rua.

Vale conferir o Mãostiqueiras, um negócio social que nasceu quando a idealizadora Juliana Müller Bastos descobriu que a maior parte dos criadores de ovelhas da região fazia a tosquia anual de seus animais e jogava a lã fora, não aproveitando dessa valiosa fibra têxtil. O projeto funciona dentro do Parque da Lagoinha, onde acontecem oficinas com lãs e ficam expostas ferramentas utilizadas para tratar, cardar, fiar e tingir a lã. Com o objetivo de capacitar as pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos 100% naturais, também é possível comprar as criações dos artesãos, conhecer todo o ciclo de lã em uma tour monitorada, além de ver as ovelhas! A entrada é gratuita e funciona de quarta à segunda, das 10 às 17h.

Por fim, mas não menos importante, o Pátio Paris Shopping Gourmet é outra opção para visitar. O estabelecimento é o primeiro shopping de Campos do Jordão a criar uma praça gourmet, onde pode-se aproveitar ao ar livre as delícias da culinária típica de montanha, ele foi projetado para surpreender o paladar e por isso reúne as mais variedades gastronômicas e exclusivas lojas em meio a um grande jardim de inverno.

Uma coisa é certa: Campos do Jordão é uma cidade ideal para quem quer sair da rotina e agitação de São Paulo, com sua área verde, cachoeiras e clima tropical temperado, ganhou apelido de Suíça Brasileira e é constantemente visitada tanto por turistas do Brasil como do exterior também, chegando a ter recebido quase 3,8 milhões de visitantes em 2015.

Balde de cerveja Baden Baden

SOBRE BADEN BADEN

Baden Baden é uma das primeiras cervejarias artesanais do país, nascida em 1999, e tem a paixão por cerveja em seu DNA. Fundada em Campos do Jordão por quatro amigos que se aventuraram no mundo cervejeiro buscando criar receitas autorais para sua choperia, a marca tem o propósito de criar sabores e aromas que surpreendam; por isso seus líquidos já conquistaram mais de 130 prêmios nacionais e internacionais. Seus principais rótulos são: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso/amargor com suco de maracujá na receita, e Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo. A marca conta ainda com rótulos sazonais, igualmente premiados. Baden Baden é uma das marcas integrantes do segmento Craft, do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade