Viajar de maneira ética e sustentável: o que fazer para não errar

Continua depois da publicidade

O conceito de viagem ética e sustentável está cada vez mais popular entre os turistas pelo mundo fora. Mas há ainda muitas dúvidas quanto ao assunto, especialmente no que toca a sua parte mais prática. Afinal, como é possível viajar de maneira ecológica e socialmente responsável?

Para responder a essa pergunta, vale primeiro uma definição simples: para ser ética e sustentável, sua viagem deve ser embasada numa postura de respeito e consciência, com particular atenção aos efeitos trazidos por sua passagem no local.

Viajar com ética e sustentabilidade implica, portanto, explorar e aproveitar os lugares que você visita, evitando ao máximo alterá-lo, de modo que outras pessoas no futuro possam desfrutar dele da mesma forma que você.

Veja também as mais lidas do DT

O que você deve fazer

Saber exatamente o que fazer para manter uma atitude apropriada na hora de viajar pode ser um desafio. Abaixo estão algumas sugestões para ajudar você a tomar decisões melhores durante sua viagem.

1 – Privilegie negócios locais

Um dos maiores erros dos turistas é acabar sempre gastando mais dinheiro em grandes companhias do que nos negócios locais. Isso tem um impacto direto na destino visitado porque enfraquece a economia local e enriquece ainda mais as empresas multinacionais (que normalmente não investem muito na comunidade local).

Procure sempre privilegiar hotéis, restaurantes e lojas de suvenir com proprietários da região. Isso auxiliará a manter o destino estável e forte para o futuro – e, provavelmente, ajudará você a poupar dinheiro.

2 – Seja cuidadoso com o ambiente

É importante sempre ter a ideia da conservação em mente. Uma praia bonita, com uma areia branquinha e um mar translúcido, não será a mesma se os turistas insistirem em jogar lixo no chão, não é mesmo? Da mesma forma, é importante ter consciência do tipo de resíduo que se produz nesses ambientes. Por mais que você jogue sua garrafa de plástico no local adequado, há ainda uma boa chance de ela terminar no mar. Dê preferência sempre a recipientes reutilizáveis.

3 – Atenção aos meios de transporte

É claro que nem sempre é possível andar a pé ou de bicicleta, mas fazer escolhas inteligentes quanto ao seu transporte é essencial. Sempre que disponível, elija meios públicos, como ônibus, trens ou metrôs, para reduzir sua carga de emissão de poluentes. Se puder usar um desses para evitar voar de avião, ainda melhor.

4 – Cuide da sua segurança

Embora esse aspecto não seja diretamente ligado à sua destinação, manter-se em segurança é imprescindível para uma viagem de sucesso. Evite riscos desnecessários, como trilhas duvidosas, passeios arriscados e companhias suspeitas. E, claro, não negligencie sua segurança virtual. Se for usar a internet, por exemplo, dê preferência ao uso de roaming em vez do Wi-Fi público. E caso não seja possível, não deixe de proteger sua rede com uma boa conexão VPN.

O que você não deve fazer

Agora não basta saber o que fazer – deve-se também ter ciência das ações que têm impactos negativos no ambiente visitado. Abaixo estão alguns exemplos.

1 – Não explore a vida selvagem

Muitos turistas topam qualquer coisa por uma boa foto no Instagram, mas não pensam nas consequências práticas disso – especialmente quando animais silvestres estão envolvidos. Por mais “legal” que seja montar um elefante ou nadar com golfinhos em cativeiro, sua diversão pode trazer consigo uma enorme gama de maus-tratos e sofrimentos aguentados pelo animal.

Para evitar isso, tenha consciência do seu lazer e busque alternativas amigáveis com o meio ambiente. Com certeza haverá opções divertidas e sustentáveis para desfrutar no local.

2 – Não seja inconveniente com as fotos

 

Aqui vale o bom senso. É perfeitamente natural que você queira registrar os melhores momentos da sua viagem e todas as descobertas maravilhosas que você faz pelo caminho. No entanto, sair por aí fotografando a população local ou mesmo os animais sem nenhum discernimento é uma grande falta de respeito. Na dúvida, peça sempre permissão primeiro.

3 – Não ignore as regras sociais

Antes de chegar à sua destinação, pesquise um pouco. Em alguns locais, certos gestos e comportamentos são inaceitáveis. Em outros, sua vestimenta pode ser estranha ou mesmo ofensiva. Para viver a sua aventura de maneira plena, tente se adequar às regras sociais do lugar. Respeitar a cultura local certamente terá um impacto positivo na sua experiência.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade