Evento que acontece nesta terça-feira (3), realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau e ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, focaliza lentes sobre o legado do turismo em suas raízes, no Estado de São Paulo, baseado na herança dos imigrantes que aqui chegaram.
Por Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO
O evento, no WTC Events Center, em São Paulo, teve seu momento cívico na abertura com o grupo musical Trovadores Urbanos que tocou o Hino Nacional.
Veja também as mais lidas do DT
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, inaugurou os trabalhos ao ressaltar que o encontro é uma junção de relacionamento e networking, mas principalmente de muito conteúdo. O conceito de hospitalidade, implícito no jeito de receber do paulista, tendo como carro-chefe a capital, faz hoje um contraponto com o que acontece na Europa. A hostilidade ao turista hoje observada no Velho Mundo, foi lembrada num vídeo com cenas do movimento contrário à presença de visitantes, em Barcelona, tradicional polo turístico espanhol.
Sobre o Turismo de Raízes, Sando reiterou que muitos brasileiros viajam ao exterior para conhecer as origens dos antepassados. Convidou ao movimento contrário, europeus virem a São Paulo conhecer o destino no passado escolhido por seus antepassados. Destacou a cidade e São Paul como o destino que acolhe tantas nacionalidades, e a importância de se assinalar no mapa do Turismo a força desse legado.
Social em pauta
Numa inciativa de caráter social o evento o abraçou a causa do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas, que trata pacientes com câncer, que teve o FOHB como precursor, Orlando de Sousa, presidente da entidade, destacou papel da entidade e detalhou forma de colaborar com a causa, para unir esforços para a compra de equipamentos. Junto com o Visite São Paulo – parte do Conselho Consultivo. Replicar a campanha de arrecadação para a compra de equipamentos. Meta é arrecadar 10 mil reais no evento de hoje. FOHB abriu a lista e fez uma doação de 1 mil reais.
Jussara Zimermmann – presidente do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Cllínicas, explicou os objetivos da ação social com depoimentos gravados de pacientes e familiares sobre a importância da obra 18 mil crianças no ambulatório e 35 ml famílias atendidas por mês de todas as partes do País.
8o. Expo Fórum Visite São Paulo apoia Casa do Zezinho
O 8º Expo Fórum Visite São Paulo que tem como tema central Turismo de Raíz, foi escolhido a partir de um diálogo entre o Visite São Paulo Convention Bureau e a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo.