terça-feira, maio 20, 2025
InícioEconomia do turismoProcon-SP notifica Iberia para esclarecer cancelamentos de passagens promocionais

Procon-SP notifica Iberia para esclarecer cancelamentos de passagens promocionais

A Fundação Procon – SP, que defende o direito do consumidor, notificou na última segunda-feira (3) a Iberia – Lineas aéreas de España S/A solicitando que a empresa se posicione sobre o cancelamento de uma promoção de passagens anunciada no fim de 2021.

REDAÇíO DO DIÁRIO


Segundo nota do Procon-SP, a empresa divulgou no dia 28/12/2021 uma publicidade sobre uma promoção de bilhetes aéreos para o Trecho Rio de Janeiro – Paris, pelo valor de US$ 118, ida e volta.

Segundo o órgão, a empresa deverá apresentar as seguintes informações:

– quais foram as condições promocionais da venda dessas passagens, se havia período para uso; limite de bilhetes por pessoa e se foi disponibilizada também para outros trechos ou com origem diversa;

– quantas passagens foram disponibilizadas nessa promoção;

– apresentar documentos com o preço médio praticado, nos últimos seis meses, de passagens do Rio de Janeiro para Paris (Orly), com escala em Madri, especialmente os valores promocionais;

– qual o motivo do cancelamento; quantos consumidores foram afetados; qual a razão de ter demorado 72 horas, após a emissão dos bilhetes, para o comunicado de cancelamento, tendo em vista que afirma a detecção do suposto erro em “algumas horas”;

– quais serão as medidas para cumprir a oferta, uma vez que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é dever do fornecedor cumprir o que foi ofertado;

– se foi disponibilizado algum canal específico para atendimento dessas demandas; quantas reclamações já foram registradas com esse objeto em seus canais; quantos reembolsos foram efetuados;

– quais ações internas realiza para coibir a veiculação de “erros” de preço nas passagens aéreas e, se esse tipo de evento já ocorreu em anos anteriores.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez a regra do Código de Defesa do Consumidor é simples: ‘prometeu, cumpra’. “A Iberia não pode fugir de cumprir aquilo que prometeu quando anunciou as passagens com desconto”, afirma Capez.

A empresa tem até o dia 7/1 para responder aos questionamentos do Procon-SP.

O DIÁRIO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Ibéria mas não obteve retorno.

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque