A capital de Barbados, Bridgetown, é conhecida como a Capital Gastronômica do Caribe. O DIÁRIO visitou o país a convite do Visit Barbados dos dias 15 a 18 de Junho, e pode conhecer um pouco mais sobre sua rica culinária.
por Mary Ellen Aquino*
O país tem várias influências na gastronomia, confirmada por Corey Garrett, diretor da Caribe e LATAM para Barbados Tourism Marketing Inc (BTMI) em entrevista ao DT: “Amplamente aclamada como a Capital Culinária do Caribe, Barbados é a primeira e única ilha a ser classificada como Zagat com mais restaurantes per capita do que qualquer outra ilha do Caribe. Há uma fusão de cozinha africana, caribenha, indiana ocidental e europeia que torna a comida Bajan única e requintada. Para além das nossas iguarias nacionais, temos a reputação de ter a maior diversidade da cozinhas caribenha, com mais de 70 opções gastronômicas de classe mundial”.

Buzo Osteria Italiana
A cozinha é comandada pela chef barbadiana Nakita Goddard, com formação no Canadá, o atendimento é excelente, o lugar é super agradável, tem um estiloso bar e uma comida incrível. O Buzo tem um cardápio bem diversificado, uma carta de vinhos extensa, saladas, entradas, massas, pratos vegetarianos, prato principal com carnes de: boi, polpetones, cordeiro, porco, aves, peixes e frutos do mar, todas as massas do Buzo são feitas na casa e massas sem glúten e ovos disponíveis com qualquer um dos molhos, as pizzas são inteiras, bem grandes, não são pizzas no prato, então fique atento na hora de pedir.
O Martini de Limoncello é super refrescante e sai por $30 (vamos usar aqui a referência do dólar barbadiano, que é a metade do dólar), a Sangria Sorrel $25 com vinho rose é memorável, pois tem um aroma bem perfumado.
Entre as saladas destaque para Insalata natalizia alle nocciole e frutti di stagione (Espinafre, cebola roxa, ervas, queijo de cabra, cranberry, noz-pecã e salada de mirtilo em vinagrete balsâmico) $38.
O prato principal degustado foi o Tagliatelline al nero di seppia con frutti di mare (tagliatelline de tinta de lula fresca com lulas, camarões, vongole e mexilhões, tomate fresco, alho, salsa, vinho branco e azeite) $59 e é bem saboroso, com frutos do mar limpos como devem ser (coisa rara nos restaurantes no Brasil), massa, temperatura, sal no ponto, sem pimenta sentida (já que a comida Bajan sempre leva pimenta) uma explosão de sabores. Entre as sobremesas: Tiramisu, soufflé de chocolate sem farinha, gelado de baunilha e redução de framboesa, Bismalva, sorbet de manga, gelado em média $30.
Confira as fotos:
Serviços: The Pavillion, BB15156 Hastings T+1 246-629-2896
Sea Sheld
O restaurante em St. Peter é super estiloso, uma ambiente agradável, beira mar, e um belo mar caribenho azul turquesa, a arquitetura e o designer de interior deixam o ambiente despojado mais sofisticado, a limpeza de tudo no lugar é visível, principalmente o cuidado com o banheiro, tem sempre alguém passando um pano na mesa, o atendimento é simpático.
No cardápio símbolos sinalizam: o sem glúten, o vegetariano e o apimentado, entre saladas, sanduiches, pizzas, entradas, prato principal que tem bastante opção do que vem do mar (tem até lagosta) e sobremesas.

O chopp do Sea Shed é da Banks, marca local de sucesso, não tem sabor diferente das cervejas brasileiras, é muito agradável, dentre as entradas o Tarta de Atum que leva uma variação grande de ingredientes como: wakame (espécie de alga asiática), alcaparras, chalotas (parece cebola), picles, ervas frescas, marinada de gengibre, óleo de semente de gergelim, $38, os pratos principais são bem pequenos e é recomendável comer uma entrada antes. O Peixe de Mercado Grelhado foi o mais pedido na mesa, $64, com peixe local do mar, arroz negro com os molhos Beurre Blanc e Vierge, com peixe bem equilibrado na textura e sabor, o arroz negro no cozimento ideal os molhos deixam o prato bem interessante. Para a sobremesa o crème brûlée com sorvete de chocolate e morango vem bem servido e é fantástico, $25.
No horário do pôr-do-sol é o melhor momento do dia para ver a beleza do lugar na combinação perfeita do restaurante com as luzes acessas e a natureza caribenha.
Confira as fotos:
Serviços: Mullins Beach, St Peter, T (246) 572-5111 E info@seashedbarbados.com
La Cabane
Tem um túnel de bambu logo na entrada, o restaurante é uma imersão na natureza, no meio da praia literalmente, numa lateral um balanço para foto instagramável entre o mar e a areia e uma embalada para o infinito. O ambiente pela noite é iluminado por tochas, lampiões, fogueiras, um espetáculo a parte.
O restaurante de cozinha mediterrânea com ingredientes locais e frescos é comandado pelo chef Ryan Hinds, os coquetéis são elaborados por mixologistas além de um sommelier.

O ceviche com chip de batata doce roxa na entrada agrada, vem bem servido, com peixe firme, com bastante ervas e um chip que é impossível parar de comer, sai por $32. O Pernil de Cordeiro é uma prato que parece final de Master Chef, é perfeito, trabalha todas as papilas gustativas, desmancha no garfo, com pimenta amarela cortada fininha, banana-da-terra e abóbora com gouda defumado $60.
Dentre as opções de sobremesa: banana flambada, pudim de manteiga de pão com rum e passas, salada de frutas com sorvete de manga, $20.
Um lugar para ir várias vezes para experimentar o cardápio inteiro.
Confira as fotos:
Serviço: Batts Rock, St James, Barbados. T 246-256-2131 E info@lacabanebarbados.com
QP Bistrô
Vale a pena conferir as fotos do instagram deles, é impressionante a arquitetura do local com vista para o mar, os espaços internos, o banheiro feminino é um espetáculo a parte O QP Bistrô é animado pela banda Arturo & Vocal, na cozinha o chef britânico Chef Worswick, que já recebeu duas vezes estrelas no Michelin. No cardápio: saladas, massas, pizzas, tem menu especial para criança, com bastante opções.
Na entrada o Carpaccio de Polvo com choco Arancini (bolinho de risoto) e salsa verde, $60, é bem desenvolvido, vem fininho com brotos e micro folhas, o cheiro do polvo é bem marcante. De prato principal a massa Papparedelle com Frutos do Mar com pappardelle de ovo caseiro, lulas, polvos, camarões, vieiras, tomates datterino, bas $100, é uma opção que agrada, mas é para quem gosta de pimenta.

O serviço de confeitaria do QP Bistrô é bem diferenciado, são receitas bem elaboradas e executadas como o pudim de caramelo pegajoso com molho de caramelo salgado, nozes de Pecan assadas e sorvete de Baunilha $40, Tiramisu com biscoitos Savoiardi, expresso, mousse de mascarpone, chocolate 58%, $40, e o Cheesecake de baunilha e chocolate branco com frutas frescas e sorvete de framboesa, $40, a apresentação também faz bonito.
O local é animado, as pessoas dançam, até os garçons dançam, percebendo um grupo de latinos começaram a tocar músicas brasileiros, uma seguido da outra. São os sons do Brasil em Barbados.
Confira as fotos:
Serviço: Derricks, Saint James, T: +1 (246) 432-0797 | +1 (246) 432-1922
E: reservations@thecliffbarbados.com
*O DIÁRIO viajou convidado pelo Visit Barbados com seguro viagem GTA.