Barbados: o país mais gastronômico do Caribe

Continua depois da publicidade

A capital de Barbados, Bridgetown, é conhecida como a Capital Gastronômica do Caribe. O DIÁRIO visitou o país a convite do Visit Barbados dos dias 15 a 18 de Junho, e pode conhecer um pouco mais sobre sua rica culinária.

por Mary Ellen Aquino*

O país tem várias influências na gastronomia, confirmada por Corey Garrett, diretor da Caribe e LATAM para Barbados Tourism Marketing Inc (BTMI) em  entrevista ao DT: “Amplamente aclamada como a Capital Culinária do Caribe, Barbados é a primeira e única ilha a ser classificada como Zagat com mais restaurantes per capita do que qualquer outra ilha do Caribe. Há uma fusão de cozinha africana, caribenha, indiana ocidental e europeia que torna a comida Bajan única e requintada. Para além das nossas iguarias nacionais, temos a reputação de ter a maior diversidade da cozinhas caribenha, com mais de 70 opções gastronômicas de classe mundial”.

Veja também as mais lidas do DT

Buzo Osteria Italiana, Nakita Goddard (chef)
Buzo Osteria Italiana, Nakita Goddard (chef).
Buzo Osteria Italiana

A cozinha é comandada pela chef barbadiana Nakita Goddard, com formação no Canadá, o atendimento é excelente, o lugar é super agradável, tem um estiloso bar e uma comida incrível. O Buzo tem um cardápio bem diversificado, uma carta de vinhos extensa, saladas, entradas, massas, pratos vegetarianos, prato principal com carnes de: boi, polpetones, cordeiro, porco, aves, peixes e frutos do mar, todas as massas do Buzo são feitas na casa e massas sem glúten e ovos disponíveis com qualquer um dos molhos, as pizzas são inteiras, bem grandes, não são pizzas no prato, então fique atento na hora de pedir.

O Martini de Limoncello é super refrescante e sai por $30 (vamos usar aqui a referência do dólar barbadiano, que é a metade do dólar), a Sangria Sorrel $25 com vinho rose é memorável, pois tem um aroma bem perfumado.

Entre as saladas destaque para Insalata natalizia alle nocciole e frutti di stagione (Espinafre, cebola roxa, ervas, queijo de cabra, cranberry, noz-pecã e salada de mirtilo em vinagrete balsâmico) $38.

O prato principal degustado foi o Tagliatelline al nero di seppia con frutti di mare (tagliatelline de tinta de lula fresca com lulas, camarões, vongole e mexilhões, tomate fresco, alho, salsa, vinho branco e azeite) $59 e é bem saboroso, com frutos do mar limpos como devem ser (coisa rara nos restaurantes no Brasil), massa, temperatura, sal no ponto, sem pimenta sentida (já que a comida Bajan sempre leva pimenta) uma explosão de sabores. Entre as sobremesas: Tiramisu, soufflé de chocolate sem farinha, gelado de baunilha e redução de framboesa, Bismalva, sorbet de manga, gelado em média $30.

Confira as fotos:

Serviços: The Pavillion, BB15156 Hastings T+1 246-629-2896


Sea Sheld

O restaurante em St. Peter é super estiloso, uma ambiente agradável, beira mar, e um belo mar caribenho azul turquesa, a arquitetura e o designer de interior deixam o ambiente despojado mais sofisticado, a limpeza de tudo no lugar é visível, principalmente o cuidado com o banheiro, tem sempre alguém passando um pano na mesa, o atendimento é simpático.

No cardápio símbolos sinalizam: o sem glúten, o vegetariano e o apimentado, entre saladas, sanduiches, pizzas, entradas, prato principal que tem bastante opção do que vem do mar (tem até lagosta) e sobremesas.

Sea Shed - pratos do restaurante
Sea Shed – pratos do restaurante

O chopp do Sea Shed é da Banks, marca local de sucesso, não tem sabor diferente das cervejas brasileiras, é muito agradável, dentre as entradas o Tarta de Atum que leva uma variação grande de ingredientes como: wakame (espécie de alga asiática), alcaparras, chalotas (parece cebola), picles, ervas frescas, marinada de gengibre, óleo de semente de gergelim, $38, os pratos principais são bem pequenos e é recomendável comer uma entrada antes. O Peixe de Mercado Grelhado foi o mais pedido na mesa, $64, com peixe local do mar, arroz negro com os molhos Beurre Blanc e Vierge, com peixe bem equilibrado na textura e sabor, o arroz negro no cozimento ideal os molhos deixam o prato bem interessante. Para a sobremesa o crème brûlée com sorvete de chocolate e morango vem bem servido e é fantástico, $25.

No horário do pôr-do-sol é o melhor momento do dia para ver a beleza do lugar na combinação perfeita do restaurante com as luzes acessas e a natureza caribenha.

Confira as fotos:

Serviços: Mullins Beach, St Peter, T (246) 572-5111 E info@seashedbarbados.com


La Cabane

Tem um túnel de bambu logo na entrada, o restaurante é uma imersão na natureza, no meio da praia literalmente, numa lateral um balanço para foto instagramável entre o mar e a areia e uma embalada para o infinito. O ambiente pela noite é iluminado por tochas, lampiões, fogueiras, um espetáculo a parte.

O restaurante de cozinha mediterrânea com ingredientes locais e frescos é comandado pelo chef Ryan Hinds, os coquetéis são elaborados por mixologistas além de um sommelier.

Equipe do Visit Barbados no jantar do La Cabane Aprille Thomas, Melanie Neff, Corey Garrett e Shelly Williams
Equipe do Visit Barbados no jantar do La Cabane Aprille Thomas, Melanie Neff, Corey Garrett e Shelly Williams.

O ceviche com chip de batata doce roxa na entrada agrada, vem bem servido, com peixe firme, com bastante ervas e um chip que é impossível parar de comer, sai por $32. O Pernil de Cordeiro é uma prato que parece final de Master Chef, é perfeito, trabalha todas as papilas gustativas, desmancha no garfo, com pimenta amarela cortada fininha, banana-da-terra e abóbora com gouda defumado $60.

Dentre as opções de sobremesa: banana flambada, pudim de manteiga de pão com rum e passas, salada de frutas com sorvete de manga, $20.

Um lugar para ir várias vezes para experimentar o cardápio inteiro.

Confira as fotos:

Serviço: Batts Rock, St James, Barbados. T 246-256-2131 E info@lacabanebarbados.com


QP Bistrô

Vale a pena conferir as fotos do instagram deles, é impressionante a arquitetura do local com vista para o mar, os espaços internos, o banheiro feminino é um espetáculo a parte O QP Bistrô é animado pela banda Arturo & Vocal, na cozinha o chef britânico Chef Worswick, que já recebeu duas vezes estrelas no Michelin. No cardápio: saladas, massas, pizzas, tem menu especial para criança, com bastante opções.

Na entrada o Carpaccio de Polvo com choco Arancini (bolinho de risoto) e salsa verde, $60, é bem desenvolvido, vem fininho com brotos e micro folhas, o cheiro do polvo é bem marcante. De prato principal a massa Papparedelle com Frutos do Mar com pappardelle de ovo caseiro, lulas, polvos, camarões, vieiras, tomates datterino, bas $100, é uma opção que agrada, mas é para quem gosta de pimenta.

QP Bistrô - Tiramisu com biscoitos Savoiardi, expresso, mousse de mascarpone, chocolate 58%
QP Bistrô – Tiramisu com biscoitos Savoiardi, expresso, mousse de mascarpone, chocolate 58%

O serviço de confeitaria do QP Bistrô é bem diferenciado, são receitas bem elaboradas e executadas como o pudim de caramelo pegajoso com molho de caramelo salgado, nozes de Pecan assadas e sorvete de Baunilha $40, Tiramisu com biscoitos Savoiardi, expresso, mousse de mascarpone, chocolate 58%, $40, e o Cheesecake de baunilha e chocolate branco com frutas frescas e sorvete de framboesa, $40, a apresentação também faz bonito.

O local é animado, as pessoas dançam, até os garçons dançam, percebendo um grupo de latinos começaram a tocar músicas brasileiros, uma seguido da outra. São os sons do Brasil em Barbados.

Confira as fotos:

Serviço: Derricks, Saint James, T: +1 (246) 432-0797 | +1 (246) 432-1922
E: reservations@thecliffbarbados.com


*O DIÁRIO viajou convidado pelo Visit Barbados com seguro viagem GTA.

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade