Germán Umaña Mendoza foi nomeado novo chefe do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia
O presidente Gustavo Petro tomou posse na quarta feira (10), e deixou claro o rumo que seu governo tomará. O presidente afirmou que “Nossa economia deve se voltar para o turismo, para promover e revitalizar a produção e a indústria”.
Petro nomeou Germán Umaña Mendoza Ministro do Comércio, Indústria e Turismo. O novo governo colombiano inicia sua administração com uma indústria do turismo em plena recuperação.
Números divulgados recentemente pelo Barômetro da OMT, indicam que entre janeiro e maio de 2022, quase 250 milhões de turistas internacionais chegaram ao mundo, o que significa uma reativação de 46% em relação ao mesmo período de 2019.
Em relação à Europa e América, estes lideraram o recuperação naqueles meses, apresentando 64% e 60% respectivamente, quando comparado ao mesmo período de 2019.
Porém, no caso da Colômbia, os números são ainda mais positivos, pois entre janeiro e maio de 2022, a reativação na entrada de os visitantes não residentes atingiram 86%, com 1,6 milhão de viajantes, o valor acima com base em dados do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo.
A OMT também anunciou que seus cenários para 2022 apontam para chegadas internacionais entre 55% e 70% dos níveis pré-pandemia em 2022, enquanto a ANATO, com base em números do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, calcula que a reativação no a chegada de visitantes não residentes para 2022 poderá situar-se entre 85% e 90% face a 2019, o que significaria entre 3,8 e 4,1 milhões de visitantes não residentes.
“Agradeço ao presidente esta honra e a oportunidade de trabalhar por uma nova Colômbia com respeito aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável”, disse Germán Umaña Mendoza.
Via Travel2latam